Muitas vezes, o cartão de crédito acaba levando a fama de vilão das finanças pessoais. Apesar disso, ele é um meio de pagamento prático e seguro e oferece vantagens frente a outras formas de compra como o dinheiro, o cartão de débito e boletos. Para os educadores financeiros, o importante para não fazer do cartão de crédito um vilão é saber usá-lo.
Custo de pacote bancário varia até 89%
Diferença encontrada em levantamento feito pela Proteste se refere à opção básica de serviços
Padrões de comportamentos podem prejudicar o seu sucesso
Em sua obra “Inteligência Positiva”, o coach americano Shirzad Chamine afirma que o processo de sabotagem da mente humana está ligado à grande parte dos fracassos. Para Jô Furlan, programador neurolinguístico e treinador comportamental, “a falta de foco e a procrastinação costumam ser alguns dos mais poderosos comportamentos observados num processo de autossabotagem”.
BC tenta recuperar a credibilidade
O Banco Central mudou de comportamento ao acelerar o ritmo de alta dos juros justamente quando a economia dá sinais de fraqueza. Mas é cedo para acreditar que isso signifique uma mudança de rumo da política monetária, capaz de trazer a inflação de volta ao centro da meta oficial, de 4,5%. Essa é a opinião do ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central e atual coordenador de estudos dos mercados emergentes da Tandem Global Partners, Paulo Vieira da Cunha.
Caixa registra mais crédito vencido
Um dado do balanço da Caixa Econômica Federal tem chamado a atenção do mercado. Números do primeiro trimestre mostram que o volume de parcelas de operações de crédito vencidas - ou seja, não pagas - saltou de R$ 4,9 bilhões em dezembro de 2012 para R$ 12,8 bilhões em março.
Investimento em bens de capital foca corte de custos e mais eficiência
No primeiro trimestre, a receita da Metalplan, indústria de bens de capital com cerca de 80 funcionários, cresceu 34% em relação aos mesmos meses de 2012. "Estamos procurando entender o que aconteceu no primeiro trimestre", diz o diretor da empresa, Edgard Dutra. Ele quer compreender a estratégia de investimento dos clientes em um cenário em que ainda há capacidade ociosa em vários segmentos e no qual a demanda dá sinais de enfraquecimento - como ficou registrado no Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, quando o consumo das famílias aumentou apenas 0,1% em relação ao final de 2012, já descontados os efeitos sazonais.