A Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal (AFABB-DF) manifesta profundo pesar pelo falecimento, no sábado, 25 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, do seu sócio-fundador e ex-presidente do Banco do Brasil, ALCIR AUGUSTINHO CALLIARI.
Calliari começou sua carreira no Banco do Brasil (BB) como ajudante de contabilidade, isso em 1958, na agência de Santo ngelo (RS), cidade que acolheu desde a infância e lhe concedeu o título de cidadão honorário.
De sólida formação acadêmica, em sua trajetória no BB ocupou a gerência da agência em Madri/Espanha [1982], comandou a Diretoria de Planejamento [1983] e a Diretoria de Recursos Tecnológicos em dois períodos [1979 a 1981 | 1985 a 1989], assumindo a presidência da instituição entre outubro de 1992 e fevereiro de 1995.
Com visão pragmática, certa vez declarou que “o papel do Banco do Brasil não era competir com a iniciativa privada, mas voltar a captar recursos para o setor produtivo e fugir da especulação financeira”. E defendeu com firmeza programa de crédito a pequenas comunidades rurais, ao conceituar o papel do banco como agente social no campo, e a redução da taxa de juros principalmente em benefício do setor produtivo.
Magnânimo, profissional admirável e ser humano generoso, Calliari pautou sua administração também em defesa da dignidade do funcionalismo [reconduziu funcionários perseguidos politicamente em gestões anteriores] e, talvez por isso, enfrentou críticas à pretendida política de cargos e salários que tinha como objetivo valorizar a competência e alavancar a competitividade do banco.
Em comovente depoimento, sua esposa, Teresinha Calliari, fala do privilégio de compartilhar a vida e os sonhos com essa pessoa incrível que deixa um legado de honestidade, justiça e amor tanto na vida pessoal como na profissional. “Meu eterno agradecimento a todos os amigos que o ajudaram a enfrentar com grande dignidade a sua luta”, declara.
Aos familiares e amigos os diretores e conselheiros da AFABB-DF prestam condolências, solidariedade e sentimentos de que encontrem conforto para a superação dessa enorme perda.