Para a Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal (AFABB-DF), a despeito da crise sanitária que tem impactado os segmentos produtivos do país, mais fortemente a área da saúde, a Caixa de Assistência (Cassi) tem empreendido ações consistentes para cumprir sua Missão de “promover uma vida melhor aos participantes, por meio da atenção integral à saúde”.
Ao completar um ano à frente da diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, o diretor eleito Carlos Emílio Flesch reuniu seus atos de gestão mais relevantes, período junho 2020 a maio de 2021, para prestação de contas aos associados.
“Sabemos que ainda há muito a ser feito e estamos trabalhando para apresentar novos resultados e novos benefícios para os associados, razão de ser da nossa Cassi”, enfatizou Carlos Flesch na oportunidade.
A AFABB-DF divulga a seguir um recorte das principais entregas do mandato do diretor, que abarcam novos produtos e fontes de receitas, inovação e principalmente medidas com foco na estabilidade econômico-financeira da Cassi:
- Telemedicina - credenciamento do serviço dedicado de telemedicina da CASSI [ligação por videochamada, com toda segurança e a garantia de um serviço de excelência], com ampliação do atendimento para todas as necessidades de saúde, inclusive pediatria, sem cobrança de coparticipação para os associados.
- Ferramenta de contestação de serviço de saúde - a nova ferramenta permite que a contestação de eventuais serviços seja feita diretamente pelo associado. A medida gerou uma redução de custos da ordem de R$ 2,6 milhões em 12 meses.
- Modelo de negócio com fornecedores de medicamentos de alto custo - reavaliação do modelo negocial com ênfase na redução das despesas assistenciais na compra de medicamentos oncológicos e imunobiológicos para tratamento de doenças raras que fazem parte do rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
- Estratégia de relacionamento com grandes grupos hospitalares - como a Cassi possui a maioria dos contratos no formato de conta aberta, na redefinição da estratégia está sendo implementado o modelo de conta fechada (pacote de serviços). A medida permite maior previsibilidade entre o que é negociado previamente com o prestador e o custo final de cada procedimento.
- Gestão de internações hospitalares - implantação, em 122 hospitais no país, de sistema automatizado de Gestão das Internações Hospitalares e Segurança do Paciente para aumentar a qualidade assistencial e o controle financeiro pela CASSI.
- Índice Geral de Reclamações (IGR) na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - Na lista das operadoras de grande porte (acima de 100 mil beneficiários), a Cassi está entre aquelas com menos reclamações na ANS. No período, saiu da 4ª posição em abril/2019 para a 28ª em abril/2021. A melhoria do indicador mostra a expressiva redução de reclamações dos participantes [a principal finalidade desse índice é apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários].
- Mamografia digital para mulheres acima de 69 anos - benefício inserido no rol de procedimentos disponibilizados pela Cassi antes mesmo de a ANS incluí-lo em suas Diretrizes de Utilização Técnica - DUT [regras e normas que servem para orientação e regulamentação do uso adequado de procedimentos médicos e exames complementares].
- Agilização dos reembolsos - automatização do processo de reembolso de despesas, possibilitando o ressarcimento ao participante em tempo médio de D+5, o que antes demorava até 30 dias.
- Lista de Materiais e Medicamentos Abonáveis CASSI (LIMACA) - ampliação da LIMACA com o acréscimo de mais 6 condições crônicas e atualização das medicações abonáveis, com a inclusão de 16 princípios ativos e cerca de 400 novos produtos, beneficiando 22.043 associados (acréscimo de 3.888 beneficiários na comparação com 2019).
- Novo plano CASSI Essencial - depois de mais de 21 anos, a Cassi busca fontes alternativas de receitas registrando dois novos planos em 2020. Em destaque, o CASSI Essencial que tem abrangência nacional e preços mais acessíveis. É exclusivo para familiares de funcionários, ex-funcionários, aposentados e pensionistas do Banco do Brasil até o 4º grau consanguíneo ou o 2º grau por afinidade [o novo plano CASSI Essencial teve seu lançamento na quarta-feira, 23/06, e já está disponível para adesão].
- Atualização cadastral via app - implementação do processo de atualização de dados cadastrais, pelo participante, por meio do aplicativo (app) da Cassi e envio de toda a documentação comprobatória de forma digital. Em junho/2020 havia 208.003 cadastros inconsistentes; até abril/2021, 87,5% das inconsistências estavam regularizadas.
- Central de Atendimento CASSI
- a revisão de procedimentos permitiu maior agilidade nas análises e soluções para os participantes, gerando uma redução de 40% na quantidade de solicitações devolvidas aos prestadores para complemento das informações. O percentual de solicitações de autorizações respondidas pela Central em até três dias úteis, que era de 74% no primeiro trimestre de 2019, aumentou para 94% no primeiro trimestre de 2021;
- maior eficiência no atendimento telefônico permitiu redução de 51% no tempo médio de espera em relação à média do ano de 2019. Ou seja, o tempo médio de espera pelo atendimento foi reduzido pela metade.
- Junta Médica na Central de Atendimento CASSI - com a ampliação da Junta Médica na Central, que passou a incorporar todas as especialidades médicas, os questionamentos dos participantes e registros das Notificações de Intermediação Preliminar (NIP) da ANS tiveram redução de 28% em relação a 2019.
- Adesão aos planos da Cassi via web - implementação de ferramentas de adesão aos planos da Cassi pela web para facilitar e agilizar o processo de ingresso de novos participantes. A nova infraestrutura está disponível no site da Cassi.
- Comitê de Atendimento ao Participante (COMPAR) – instituído o COMPAR com o objetivo de propiciar mais agilidade aos processos e ao atendimento aos participantes.
- Taxa de administração dos planos Cassi Família – aprovada a redução da taxa de administração dos planos Cassi Família, então fixada em 14%. Em janeiro último caiu para 13,5%, percentual esse que será reduzido gradativamente a 12% até o final de julho de 2022.
Para o presidente da AFABB-DF, Arnaldo Fernandes de Menezes, a Cassi tem feito trabalho promissor no campo das inovações, busca de novas fontes de receitas e racionalização de processos para gerar recursos e mitigar custos com foco na sua sustentabilidade e solidez.
Tudo isso se faz necessário, acrescenta Menezes, para maximizar e aprimorar o atendimento aos associados e seus familiares. Ou seja, para maior conforto, segurança e confiança de todos os usuários da assistência à saúde proporcionada pela CASSI. “Vejo as ações concretizadas pela Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes como parte importante desse objetivo. Meus cumprimentos ao diretor Carlos Flesch por sua gestão de resultados”.