Em nota divulgada na quarta-feira, 28/4, em sua página na internet, a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) informa que o Relatório 2020 foi aprovado. Do total de 48.835 votos válidos, 38.290 associados (78,4%) manifestaram-se favoráveis à aprovação, enquanto 10.545 (21,6%) votaram pela rejeição.
Breve olhar no painel de votação revela um fato ao menos instigante: a aparente falta de interesse ou a apatia da expressiva parcela dos associados sobre a situação econômica, financeira e administrativa da Cassi, que tem sob seus cuidados a saúde de uma população de pouco mais de 635 mil vidas.
Da base de votantes de 163.588 associados, apenas 68.083 (41,6%) compareceram ao processo de votação; destes, 19.248 votaram branco ou nulo. Aqui no Distrito Federal, de uma base de 18.555 votantes, somente 7.852 (42,32%) se apresentaram para votar. Ou seja, não mais que 1.800 aposentados e outros 6.050 ainda em atividade no Banco do Brasil.
O comportamento de fração tão significativa dos associados, mais grave no segmento de aposentados onde a abstenção beirou os 87%, demanda reflexão e iniciativas da própria Caixa de Assistência e de todas as nossas entidades representativas.
O desafio que se impõe é mudar essa agenda, resgatar nesse público o protagonismo esperado no exercício de sua fundamental prerrogativa estatutária como participante do corpo social, órgão máximo de deliberação da operadora.
Para o presidente da Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal (AFABB-DF), Arnaldo Fernandes de Menezes, a aprovação do relatório, ressalvado o abstencionismo, demonstra a confiança dos associados que ratificam o acerto das medidas administrativas praticadas no exercício.
“Diante de resultados confortáveis na comparação com exercícios anteriores, cumprimento a Governança da Cassi, os administradores das unidades estaduais e das CliniCassi, os demais funcionários e colaboradores não apenas pelo êxito das ações de gestão e aprovação do relatório, mas, principalmente, pelo empenho, dedicação e superação de desafios”, finaliza Menezes.