Neste 8 de março, a Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal (AFABB-DF) junta-se mais uma vez às comemorações deste Dia Internacional da Mulher por reconhecer a constante e tenaz luta histórica das mulheres pela equiparação dos seus direitos políticos, sociais e econômicos, como a igualdade salarial entre gêneros.
Nas celebrações deste ano, e diante da conjuntura atual marcada pela pandemia do coronavírus, não há como deixar de registrar um fato marcante: o potencial e o denodo com que as mulheres abarcaram em si múltiplas tarefas, mesmo com os impactos da pandemia sendo maiores e mais graves para elas.
Como destaca a ONU Mulheres Brasil em seu portal eletrônico, “as mulheres estão na linha de frente da crise da Covid-19 como profissionais de saúde, cuidadoras, inovadoras, organizadoras comunitárias e algumas das líderes nacionais mais exemplares e eficazes no combate à pandemia. A crise destacou tanto a centralidade de suas contribuições quanto os fardos desproporcionais que as mulheres carregam.”
Ao celebrar esta data especial com suas associadas e todas as trabalhadoras pelos avanços conquistados ao longo dos anos com muito esforço e mesmo sacrifícios, a AFABB-DF presta homenagem especial às profissionais da área da saúde que ora expõem suas vidas na luta diária para preservar outras vidas.
Para a diretora social da AFABB-DF, Eudócia Lopes, a data também sugere revisitar a história com consciência do passado e inspiração para o presente e para o futuro, com o fim de assegurar mais direitos e oportunidades. “As mulheres expressam igualmente força, determinação, delicadeza, competência, sabedoria, amor e dedicação; a elas, nosso respeito e nossa homenagem”, afirma a diretora.