Aconteceu nesta quinta-feira, 31 de janeiro, a primeira rodada da Mesa de Negociação da Cassi entre Banco do Brasil e Entidades de Representação dos Funcionários da Ativa e Aposentados.
Em nome das Entidades na Mesa de Negociação, participaram representantes da CONTRAF-CUT, CONTEC, ANABB, AAFBB e FAABB. A reunião contou ainda com todos os diretores da Cassi, eleitos e indicados.
O presidente da Cassi fez um relato das reuniões entre a Cassi, o Banco e a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e acrescentou que nova reunião com aquela entidade está agendada para a próxima semana.
Nesta primeira reunião, os representantes dos associados defenderam como ponto de partida da negociação a proposta construída pelas entidades e o corpo técnico da Cassi em novembro/2018, porém o BB sugeriu estudar-se uma nova.
Foram também apresentados pontos de conflito observados no processo de consulta [em outubro 2018] ao Corpo Social, como a cobrança por dependentes, mudança na governança e a quebra da proporcionalidade contributiva entre banco e associados.
As Entidades ressaltaram que não há como desconsiderar a liminar que suspende a aplicação das Resoluções CGPAR para funcionários do Banco do Brasil e que é preciso construir uma proposta que tenha o mínimo de consenso para se levar à decisão do Corpo Social.
O BB apresentou a divisão da negociação em 3 grandes blocos: governança, custeio e outros temas do Estatuto da Cassi, bem como modificação no modelo de governança. E apresentará proposição com itens de custeio na próxima reunião.
As Entidades, aliás, solicitaram ao banco a apresentação de uma proposta de custeio e questionaram itens então apresentados. Esses assuntos serão objeto de debates internos e com os associados.
A presidente da FAABB, Isa musa de Noronha, considera que o banco deva avançar em suas propostas e não apenas pautá-las pela proposta rejeitada quando da votação pelo Corpo Social. E acredita que a negociação tende a caminhar para o entendimento. “Vejo com otimismo a iniciativa do BB de voltar a negociar com as Entidades”, diz Isa Musa.
A próxima reunião foi agendada para quarta-feira, dia 06 de fevereiro.
----------------------------------------------------
Com informações da FAABB