Entidades aguardam BB para retomar negociação sobre estatuto da Cassi

Tamanho da Letra:

A Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (FAABB), junto com outras quatro entidades (AAFBB, ANABB, Contec e Contraf-CUT), estão no aguardo de um posicionamento do Banco do Brasil (BB) para que seja retomada a negociação sobre a reforma estatutária da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi).

 No dia 8/10, a FAABB — que representa a Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal - AFABB-DF nas negociações — enviou ofício ao BB, e à Cassi, solicitando a reabertura da Mesa de Negociações com as entidades representativas dos associados.

A medida se deu após a rejeição pelo Corpo Social à proposta então apresentada de reforma do estatuto da Cassi. O foco da retomada das negociações é construir uma proposta de mudança no custeio do Plano de Associados para evitar dificuldades que possam impactar o atendimento aos associados, além de afastar possibilidade de intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

No texto, a FAABB ressalta a convicção de que “juntos, Banco, Cassi [eleitos e indicados] e Associações Representativas dos Associados podem chegar a soluções mais palatáveis que não sacrifiquem apenas os associados”.

Em correspondência na terça-feira (16/10), o banco, ao responder não só à FAABB, mas também às demais entidades que fizeram idêntica solicitação, esclareceu que “sempre buscou a via negociada com essas Entidades para enfrentar as questões relacionadas à CASSI”.

E acrescentou que “a proposta que vier a ser apresentada deverá contar com manifestação prévia da Cassi, fundamentação técnica/atuarial e considerar o diagnóstico da consultoria [Accenture] contratada a partir do acordo firmado com essas entidades”. No mesmo dia, a Cassi colocou-se “à disposição para contribuir em busca de solução”.

As entidades avaliaram como positiva a disposição do patrocinador de retomar o diálogo e as negociações e, em correspondência no dia 18/10, se comprometeram a apresentar proposta de sustentabilidade e preservação da Caixa de Assistência, tão logo seja restabelecida a Mesa de Negociações.

Para maior embasamento técnico, as entidades pediram à Cassi a disponibilização da íntegra do relatório da Consultoria Accenture e os cálculos atuariais da Salutis, além de outros elementos necessários para subsidiar a proposta.

Na correspondência ao banco, as entidades solicitaram ainda a retomada dos encontros de “prestações de contas” previstos no Memorando de Entendimentos, firmado em outubro de 2016 [contribuição extraordinária dos aposentados (1%) e os ressarcimentos do patrocinador de R$ 23 milhões mensais].

 Segundo a FAABB, a proposta a ser construída contemplará as premissas amplamente defendidas em todos os fóruns, incluindo a ampliação do modelo assistencial de Atenção Integral à Saúde, por meio da Atenção Primária e Estratégia de Saúde da Família (ESF); a manutenção do Modelo de Governança Paritária entre associados e patrocinador; e a proporcionalidade contributiva de 60% /40%.

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900