Um modelo geral para o funcionamento do open banking no país pode ser definido, até dezembro, pelo Banco Central (BC), para depois ser implementado já a partir de 2019, noticiou o jornal Valor Econômico, esta segunda-feira (15/10). A tecnologia possibilita a terceiros acessar e movimentar recursos de contas bancárias, desde que com autorização do cliente.
De acordo com a reportagem, a formatação pelo BC, atualmente em discussão com os bancos, delineará questões como a sistemática de compartilhamento dos dados bancários dos clientes, escopo de serviços que podem ser oferecidos e tipo de empresas que podem atuar nessas plataformas abertas, além de prazos de implementação.
O Valor assinala que, no mercado, uma das grandes expectativas é em que medida os bancos serão estimulados, ou até forçados, a fornecer os dados de seus clientes, quando autorizados por eles. Bancos e empresas de tecnologia financeira também especulam sobre as vantagens e desvantagens de o órgão regulador padronizar a forma de comunicação dos bancos com terceiros.
Segundo o veículo, alguns bancos já trabalham com parcerias no formato open banking no país. Contudo, para que a plataforma passe a ser de fato um instrumento de estímulo à concorrência, como pretende o BC, o compartilhamento deve ser mais abrangente, dando aos clientes poder para escolher as instituições que podem ter acesso a seus dados.
Acesse a íntegra da reportagem: https://bit.ly/2NKICMK
ASCOM AFABB-DF