O Banco do Brasil (BB) lançou uma plataforma para vender créditos sob litígio na Justiça, noticiou o jornal Valor Econômico, esta segunda-feira (24/09). Segundo a reportagem, o objetivo é atrair investidores que estejam dispostos a assumir as negociações com o devedor para ficar com a garantia daquele empréstimo.
A partir de uma versão piloto do site, que entrou no ar em julho, já foram fechados R$ 20 milhões em negócios. É o que aponta o diretor de reestruturação de ativos operacionais do BB, Simão Kovalski, ouvido pelo Valor. De acordo com ele, estão em andamento outras 50 transações de um total de 130 casos disponibilizados pelo banco até agora.
O jornal ressalta que a maior parte dos processos se refere a dívidas em atraso que têm como garantia uma propriedade rural e que seriam oriundas do estoque de crédito ao setor agrícola do banco. Entretanto, constam da lista ainda operações atreladas a imóveis urbanos e até de uso industrial.
Todos os casos dizem respeito a empréstimos cobrados pelo BB na Justiça, mas que estão numa fase em que os bens não foram tomados pela instituição. O banco vende esses créditos com desconto e deixa de ser parte no processo judicial. A ideia, com a recuperação do crédito, é poder retomar o relacionamento comercial com aquela pessoa ou empresa.
Confira a íntegra da reportagem: https://bit.ly/2Q6LJQr
Ascom | AFABB-DF