Supremo suspende cobrança de coparticipação em plano de saúde

Tamanho da Letra:

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, no último dia 17, a resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que autorizava a cobrança, por parte das operadoras de planos de saúde, de até 40% do valor de atendimentos, como consultas e exames, junto a usuários.

 

 A norma que regulamenta o modelo de coparticipação foi editada no mês passado e entraria em vigor em dezembro. A liminar foi concedida pela presidente do STF, Cármen Lúcia, plantonista durante o recesso do Judiciário, atendendo a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A presidente do STF considerou que a resolução da ANS tem impacto negativo sobre milhões de usuários de planos de saúde, “muitos deles em estado de vulnerabilidade e inegável hipossuficiência”. Assinalou também que a norma foi editada sem antes ser discutida no Congresso Nacional.

 “Saúde não é mercadoria, vida não é negócio, dignidade não é lucro”, afirmou Cármen Lúcia. A ANS argumenta que editou a resolução para proteger o consumidor, ao definir exigências a serem cumpridas pelas operadoras. O órgão encaminhou a liminar à Advocacia-Geral da União (AGU) para providências.

 

            Para outras informações, acesse: https://bit.ly/2LADkGj

 

ASCOM AFABB-DF

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900