A Chapa 2 - Previ para os Associados, que conta em seus quadros com Márcio de Souza e Paula Goto, eleitos Diretor de Administração e Diretora de Planejamento, respectivamente, foi a vencedora das Eleições Previ 2018 com 38.154 votos (32,3% do total de votantes), segundo informou a Previ esta segunda-feira, 30/04. Os eleitos vão cumprir mandato no período 01/06/2018 a 31/05/2022.
Na contagem final registraram-se 118.102 votos: 64.502 (54,6%) do pessoal em atividade e 53.600 (45,4%) dos aposentados e pensionistas. Uma razoável participação deste último segmento, é preciso assinalar.
Nos números computados, um registro chama a atenção. A parcela de associados que deixou de participar da eleição: 83.407 (19.834 funcionários da ativa e 65.573 aposentados e pensionistas). Ou seja, uma preocupante abstenção que corresponde a 42,4% do público alvo de 201.509 associados habilitados para votar. Houve também 4.625 votos em branco e 8.476 votos nulos.
Números à parte, o presidente da Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal - AFABB-DF, Arnaldo Fernandes de Menezes, felicita todos os componentes da chapa vitoriosa, com votos de uma gestão de êxitos orientada para os interesses dos participantes e assistidos.
Na avaliação do presidente AFABB-DF, os eleitos precisam estar comprometidos com a meta de superar as dificuldades comuns à estatura e à complexidade da Caixa de Previdência, e por consequência com o seu fortalecimento. “Com austeridade administrativa, redução das taxas de carregamento e com uma política de investimentos que garanta liquidez suficiente ao pagamento de benefícios, em face da maturidade do Plano 1, e que assegure melhor rentabilidade ao Previ Futuro”, diz Menezes.
Segundo a Previ, o Banco também fez a indicação de seus representantes para os colegiados da entidade, reconduzindo o presidente Gueitiro Matsuo Genso ao cargo para mandato até 31/05/2022. Gueitiro já é presidente da Previ desde fevereiro de 2015.
Para Menezes, é importante que as entidades representativas dos associados possam acompanhar permanentemente a gestão dos ativos e contar com a receptividade da nossa Caixa de Previdência para avaliar proposições e ações de acompanhamento com foco em resultados e transparência.
“Não poderia deixar de parabenizar, do mesmo modo, todos os associados — pessoal em atividade, aposentados e pensionistas — que participaram das eleições, manifestando, pelo voto, o seu compromisso com o futuro da nossa Previ”, conclui o presidente da AFABB-DF.