Com a abertura do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda, na última quinta-feira (01/03), é possível pagar menos e receber mais de devolução fazendo o bem. A dica, dada em reportagem do jornal Correio Braziliense (18/02), é realizar doações a instituições e projetos cadastrados na Receita Federal.
A matéria assinala que o recurso pode ser repassado a fundos de apoio a crianças e adolescentes até o fim do prazo de entrega da declaração de renda, em 30 de abril. A ação permite reduzir ou elevar, em até 3%, o imposto a pagar ou o valor da restituição.
“Geralmente, os contribuintes ou doam menos do que podem ou deixam de obter a vantagem da dedução por puro desconhecimento das regras”, afirmou ao Correio a conselheira Vânia Labres, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “É um incentivo em cima de uma ação humanitária, porque o contribuinte tem o benefício do abatimento no tributo e acaba beneficiando quem precisa”.
Labres explica que os 3% de abatimento do IR ou de elevação da parcela a restituir ocorrem após o cálculo do tributo. O benefício pode ser obtido durante o período de entrega, mas é preciso escolher o modelo completo da declaração do Imposto de Renda.
Confira outras dicas: http://bit.ly/2FeVQSs
ASCOM AFABB-DF