Pesquisa inédita do Datafolha revela que quase um em cada dez homens idosos no Brasil (9%) bebe todos os dias, o que equivale a quase cinco vezes a média do país (2%) e o dobro do percentual de beberrões (4%). A informação foi publicada na segunda-feira (22/01) pelo jornal Folha de S. Paulo.
Segundo o Datafolha, 81% das idosas não bebem, contra 57% dos idosos, o que confirma a tendência na população em geral de as mulheres serem menos expostas ao álcool que os homens (63% delas não bebem, contra 6% dos homens).
A reportagem destaca que o consumo excessivo de álcool na velhice é um problema de saúde e social pouco abordado nas políticas públicas, atualmente voltadas a consumidores mais jovens. O alcoolismo causa impacto nos sistemas nervoso, cardiovascular, circulatório e gastrointestinal.
O estrago é ainda maior caso a bebida seja associada ao uso de cigarros ou calmantes, situação frequente entre os idosos. Ao jornal, a psiquiatra Ana Cecília Marques afirma haver estudos que mostram que a taxa de dependência de idosos a calmantes alcança 10%.
Confira o texto completo da Folha: http://bit.ly/2Bl1nzT
ASCOM AFABB-DF