O envelhecimento crescente da população mundial exigirá um planejamento cada vez maior da aposentadoria, alerta Damien Ng, analista de pesquisa Next Generation do Julius Baer, em artigo publicado no jornal Valor Econômico, no último dia 24. No texto, ele afirma que “o mundo está à beira de uma transformação demográfica notável”.
“Pela primeira vez na história humana, espera-se que o número de pessoas com 60 anos ou mais ultrapasse o de crianças com menos de 10 anos, até 2030”, assinala. O analista explica que este crescimento é resultado de quatro fatores: taxa de fertilidade baixa, queda na taxa de mortalidade, melhores tratamentos médicos e mudanças no estilo de vida e dieta.
Em razão destas mudanças, destaca Ng, o risco de longevidade será um dos desafios mais significativos enfrentados pelos sistemas de aposentadoria em todo o mundo, nos próximos 50 anos. O que, segundo ele, exigirá um planejamento financeiro cada vez mais cuidadoso por parte dos indivíduos
O colunista ressalta que o ônus crescente sobre os indivíduos para planejar a própria aposentadoria cria uma oportunidade para as instituições financeiras que podem administrar ativos para esses clientes, sejam pessoas físicas de alta renda ou clientes que buscam garantir uma fonte de renda estável quando se aposentarem.
Veja a íntegra do artigo: https://bit.ly/2HNxzT7
ASCOM AFABB-DF