O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou informações que apontam que, entre 2012 e 2018, a população brasileira com 65 anos ou mais aumentou 26%, ao passo que a população de até 13 anos recuou 6%. Os dados da pesquisa “Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2018” foram publicados, no último dia 23, pelo jornal Valor Econômico.
No ano passado, a população residente no Brasil foi estimada em 207,8 milhões de pessoas, 5,1% a mais do que em 2012. Pessoas com 65 anos ou mais representavam 10,5% deste total, o que corresponde a 21,9 milhões de pessoas. A parcela de crianças era de 18,6% do total, o que equivale a 38,6 milhões de pessoas.
Apesar de o contingente de crianças permanecer muito superior ao de idosos, o envelhecimento da população reforça a necessidade de políticas voltadas aos idosos, afirmam pesquisadores do IBGE. A mudança do perfil demográfico também reforça a importância da reforma da Previdência.
Segundo o jornal, com o declínio da população em idade ativa, a tendência é de menor número de contribuintes para sustentar os benefícios dos aposentados. Para Adriana Beringuy, pesquisadora do instituto, futuramente será preciso “aumentar a produtividade desses jovens para compensar” essas transformações demográficas.
Acesse aqui a reportagem: https://bit.ly/2wypAmg
Ascom| AFABB-DF