Operadoras podem aplicar novo cálculo nos reajustes de planos de saúde

Tamanho da Letra:

A metodologia de cálculo dos reajustes de planos de saúde individuais pode ser alterada ainda este mês, noticiou o jornal Correio Braziliense, no domingo (05/05). O novo método foi estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no ano passado.

  O reajuste só pode ser aplicado pelas operadoras a partir da data de aniversário de cada contrato. De acordo com a agência, o novo Índice de Reajuste dos Planos Individuais (IRPI) costuma sair em maio ou junho. Para este ano, contudo, ainda não há data específica.

 Segundo a reportagem, a nova fórmula traz como benefícios a redução do tempo entre o período de cálculo e de aplicação do reajuste e a transferência da eficiência média das operadoras para os beneficiários, resultando na redução do índice do reajuste.

 Os preços cobrados pelas operadoras foi tema de audiência pública no ano passado, após a ANS se envolver em disputa judicial com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Para a entidade, a agência não adotava parâmetros corretos de correção no valor das mensalidades. E, no novo cálculo, ‘não permitiu uma transmissão de informações em linguagem acessível ao consumidor”, diz a pesquisadora do Idec, Ana Carolina Navarrete.

 A AFABB-DF avalia que, em respeito aos usuários dos planos, principalmente aos aposentados, a ANS deveria ter sido explícita quanto ao novo método de correção de preços. Ou seja, prestar informações sobre os percentuais de reajuste em termos claros e compreensíveis aos não iniciados nessas complexas formulações.

 

            Confira o texto completo: https://bit.ly/2Jzhhib

 

Ascom | AFABB-DF

 

 

 

 

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900