Na contramão do cenário de alto desemprego no Brasil, cujos índices alcançam 12,7% - ou 13,4 milhões de brasileiros –, o setor de tecnologia pode abrir até 70 mil novas vagas por ano até 2024, noticiou o jornal Estado de São Paulo, no domingo (05/05).
A reportagem aponta que a abertura de empregos no setor é turbinada por várias frentes. Uma delas é a criação de novas empresas de tecnologia. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), somente entre janeiro e abril deste ano, 2 mil empresas foram fundadas nesta área.
Até dezembro, mais 3 mil podem entrar em operação. Segundo a Brasscom, que reúne companhias de tecnologia da informação, a demanda de transformação digital em diversos negócios pode garantir que a receita do setor dobre até 2024, somando R$ 200 bilhões.
Para chegar a esta cifra, afirma o Estadão, as empresas precisarão de 420 mil trabalhadores até 2024. O texto alerta, porém, que a meta deve ficar longe de ser cumprida por falta de mão de obra capacitada: as universidades só formam por ano 45 mil profissionais em áreas ligadas a TI.
Veja a reportagem: https://bit.ly/2LkyjCR
ASCOM AFABB-DF