A arrecadação de tributos no contracheque dos brasileiros é a maior em 10 anos, mesmo com o país somando 12,2 milhões de desempregados, noticiou o jornal Correio Braziliense, no domingo (03/02). O resultado acontece em função da defasagem da tabela do Imposto de Renda (IR).
De acordo com o Correio, 500 mil trabalhadores são incluídos anualmente nas faixas de contribuição por conta da defasagem. Na prática, as pessoas estão pagando mais tributos com a desatualização dos valores de cobrança, explicam especialistas ouvidos pela reportagem.
Cálculo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), aponta que a defasagem na correção da tabela do IR, entre 1996 e 2018, chega a 95,46%. “Com as contas públicas no vermelho desde 2014, o governo não tem interesse de corrigir a tabela”, afirma a matéria.
Com isto, o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) recolheu, em 2018, R$ 120,2 bilhões, o que corresponde a uma alta real – descontada a inflação – de 3% em comparação com 2017, quando somou R$ 117 bilhões. É o segundo ano consecutivo de aumento na arrecadação do governo federal.
Acesse aqui o texto: https://bit.ly/2S9Ge9h
Ascom | AFABB-DF