A utilização de sistemas com tecnologias como inteligência artificial colocará em xeque, na próxima década, o futuro de diversas profissões no Brasil, noticiou o jornal Estado de São Paulo, no início deste mês. De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, 14% dos postos de trabalho atuais no país podem desaparecer até 2030.
Isto equivale a 15,7 milhões de vagas ocupadas por brasileiros. A taxa oficial de desemprego no país supera, atualmente, os 13%. Entre jovens de 18 a 24 anos, os números quase dobram. Segundo o jornal, o levantamento da consultoria alerta que o Brasil também está pouco preparado para preencher as vagas que podem ser geradas pela economia digital.
O motivo é a falta de preparo da força de trabalho. “As pessoas devem pensar em migrar para atividades que não possam ser facilmente automatizadas”, afirmou ao Estadão Fernanda Mayol, sócia da McKinsey. No cenário internacional, o telemarketing está no topo das atividades sob risco.
O telemarketing é seguido de perto por vendedores de varejo, contadores, auditores e outros profissionais da área administrativa, de acordo com estudo da Universidade de Oxford. A reportagem assinala que a tecnologia ameaça ainda profissões já substituídas em outras nações, mas que, no Brasil, por razões culturais e de segurança, permanecem comuns.
Leia a íntegra da matéria: https://bit.ly/2LT3NuT
Ascom | AFABB-DF