A Petrobras lançou uma proposta de migração voluntária do PPSP, de benefício definido (BD), para um novo plano de contribuição definida (CD) da Petros, o fundo de pensão dos funcionários da estatal. A notícia foi publicada pelo jornal Valor Econômico, no último dia 17.
Segundo o jornal, a petroleira apresentou estudos sobre uma possível migração ao grupo de trabalho formado em novembro, que debate a situação do plano. O PPSP acumula déficit de quase R$ 28 bilhões, a ser equacionado. Não há prazo para essa decisão, e os estudos seriam preliminares.
Nos planos BD, a aposentadoria é vitalícia e o valor é definido previamente. Os CDs, por sua vez, adotam o conceito de contas individuais e as aposentadorias dependem do valor acumulado. A informação sobre o estudo foi divulgado para os empregados por meio de comunicado oficial.
O Valor lembra que a Petrobras já havia tentado realizar esta mudança anteriormente. No início dos anos 2000, a companhia propôs a migração semelhante do plano BD para o chamado Plano Petrobras Vida (PPV), também de contribuição definida. Porém, a medida foi barrada na Justiça.
Veja a matéria completa: https://bit.ly/2OfoW55
ASCOM AFABB-DF