O presidente da Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), o maior fundo de pensão do Canadá, Mark Machin, afirmou em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, no último dia 23, que “o custo para investir em infraestrutura no Brasil está alto e o retorno, baixo”.
O CPPIB tem 20 milhões de contribuintes e o equivalente a R$ 800 bilhões sob gestão. Em razão disso, os investimentos do fundo no Brasil se restringem aos segmentos imobiliário e de shoppings. Para ele, a desconfiança no exterior ainda é grande por causa da recessão econômica e da instabilidade política.
Machin comentou também as descobertas recentes de rombos nos maiores fundos de pensão do Brasil. Para evitar que isto ocorra, o presidente do CPPIB diz que é preciso manter os investimentos longe do governo e incentivar a transparência, uma vez que as decisões e os investimentos são públicos.
Ele menciona ainda que é necessário haver certeza de que os incentivos e compensações das pessoas que contribuem com o fundo estão alinhados, que elas estão sendo pagas pelos investimentos feitos. “Isso encoraja as pessoas a terem uma perspectiva de longo prazo”, assinala Machin.
Veja a entrevista completa: http://bit.ly/2vCnj7L
ASCOM AFABB-DF