Em artigo publicado pelo jornal Valor Econômico, na quinta-feira (24/08), o especialista em fundos de pensão da Fundação Eletrobrás de Seguridade Social (Eletros) Jair Ribeiro afirma que a queda nos índices de inflação, este ano, tem contribuído para a melhora no desempenho dos fundos de pensão.
No texto, ele ressalta que o último relatório Focus do Banco Central divulgado em 2016 apontava que a expectativa para o IPCA deste ano era de 4,9%. Porém, o índice caiu para 3,5% no mês passado. O especialista lembra que este cenário “é muito favorável para os investimentos em geral, mas em particular para a renda fixa porque impulsiona os ganhos reais”.
Ribeiro destaca que os fundos de pensão, que administram planos de benefícios de aposentadorias e pensões, têm obtidos resultados importantes em função da inflação declinante. O motivo é que as fundações são importantes investidores institucionais, com políticas de investimento que preveem metas de rentabilidade.
“A renda fixa tem grande representatividade no patrimônio das entidades, o que faz com que o segmento tenha um impacto importante no desempenho consolidado dos investimentos”, pontua o especialista. Ele escreve que, mesmo faltando alguns meses para encerrar o exercício, “é possível concluir que será proveitoso”.
“A trajetória inflacionaria já está definida para o restante do ano, de modo que o bom desempenho deverá ser confirmado com relativa tranquilidade até dezembro”, sublinha Ribeiro, assinalando que 2018 e os anos seguintes deverão apresentar um “contexto mais desafiador”.
Leia o artigo completo: http://bit.ly/2gjgi8S
ASCOM AFABB-DF