A Caixa de Previdência dos Funcionário do Banco do Brasil (Previ) abriu, há mais de seis meses, uma investigação interna sobre a compra por R$ 817 milhões de imóveis, que incluem um shopping e uma torre comercial, no empreendimento Parque da Cidade, em São Paulo, revelou o jornal Valor Econômico esta quarta-feira (12/04).
Segundo a publicação, os imóveis pertenciam à Odebrecht Realizações Imobiliárias. O pagamento foi feito pela Previ à OR, incorporadora do projeto, em 2012. A transação está no cerne da abertura de inquérito para investigar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, autorizada pelo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.
O Valor afirma que três executivos da Odebrecht, entre eles Marcelo Odebrecht, declararam em suas delações que Mantega participou de um acordo para que aa previ aprovasse a compra. Em contrapartida, a incorporadora lançaria um crédito de R$ 27 milhões para o Partido dos Trabalhadores (PT).
A reportagem aponta que, no dia do anúncio da compra, em novembro de 2012, o então diretor de investimento do fundo, Renê Sanda, divulgou nota em que afirmava que o negócio era totalmente alinhado às necessidades da Previ. O projeto foi considerado o maior empreendimento imobiliário de São Paulo no seu lançamento, com 595 mil metros quadrados, oito torres, um shopping e um hotel de luxo.
Veja a íntegra da matéria: http://bit.ly/2o9QKKs
ASCOM AFABB-DF