O engenheiro Fábio Schvartsman, CEO da Klabin, foi escolhido para presidir a Vale no lugar de Murilo Ferreira, noticiou o jornal Valor Econômico esta terça-feira (28/03). A decisão, segundo a publicação, surpreendeu pela velocidade e pelo desfecho. O jornal explica que havia preocupação dos acionistas controladores em afastar a possibilidade de indicação política para o cargo.
A ideia dos acionistas com a indicação de Schvartsman e com a reestruturação societária para transformar a companhia em uma “corporation”, de capital pulverizado, anunciada no mês passado, segundo o Valor, é abrir um novo capítulo para a Vale e afastar a imagem de empresa privatizada pela metade e que se mantém sob influência governamental por ser controlada por fundos de pensão e pelo BNDES.
A escolha de Schvartsman também visaria acabar com a era de CEOs superpoderosos na mineradora, que ocorreu durante as gestões de Roger Agnelli e de Murilo Ferreira. O CEO da Klabin constava de uma lista que, inicialmente, contava com cerca de 30 nomes. Ao final, foi reduzida para apenas seis. A opção pelo engenheiro, diz o Valor, partiu de sugestão da empresa de headhunter Spencer Stuart, contratada para conduzir a seleção.
A rapidez na escolha de Schvartsman, esperada para até daqui a 15 dias, teve como objetivo estancar um processo de desgaste da Vale, que poderia tomar proporções maiores. Segundo o Valor, Murilo Ferreira vinha externando insatisfação com sua substituição em conversas com investidores.
Veja a matéria completa: http://bit.ly/2nfWPF2
ASCOM AFABB-DF