A Vale contratará, na próxima semana, uma empresa de consultoria que conduzirá o processo de escolha do novo presidente de mineradora, noticiou o jornal Valor Econômico, esta sexta-feira (03/03). O terceiro contrato do atual presidente Murilo Ferreira, que já anunciou sua saída, encerra-se em 26 de maio.
De acordo com a publicação, os acionistas controladores da Vale, reunidos na holding Valepar, optaram por uma companhia de recrutamento de executivos de renome internacional. Entre elas, estão as americanas Korn Ferry, Spencer Stuart, Russel Reynolds e Hendrick & Struggles, a suíça Egon Zehnder e a belga Odgers Berndtson.
A ideia é que, ao fim do processo, que envolverá encontros e entrevistas com potenciais candidatos, a consultoria aponte três nomes aos acionistas que se encaixem no perfil traçado para comandar a mineradora. Entre os cotados, aparecem Nélson Silva (Petrobras), Tito Martins (Votorantim Metais), José Carlos Martins (consultor) e Eduardo Bartolomeo (conselheiro da Vale). Os quatro já tiveram passagem por diretorias da Vale.
O jornal assinala que estão à frente desse processo os presidentes do Banco do Brasil (patrocinador do fundo de pensão Previ, que é o maior acionista individual da Vale) e do Bradesco, Paulo Caffarelli e Luiz Carlos Trabuco, respectivamente. O Bradesco, por meio da Bradespar, é o segundo maior acionista. Compõem ainda o bloco de controle da mineradora a trading japonesa Mitsui e a BNDESPar, braço de participações do BNDES.
Acesse a reportagem completa do Valor: https://goo.gl/fG1UCa
ASCOM AFABB-DF