O jornal Correio Braziliense publicou, no último dia 5, uma reportagem sobre a importância de idosos praticarem atividades físicas. A matéria, que saiu na Revista do Correio, ressalta que os exercícios fortalecem os músculos, melhoram o equilíbrio, evitam quedas e previnem outros problemas de saúde.
Especialista ouvido pelo veículo aponta que, com o passar do tempo, perde-se massa muscular e aumenta a tendência do corpo a armazenar gordura. “Os membros inferiores tornam-se mais fracos e, consequentemente, fica-se mais sentado. Isso fragiliza a coluna, reduzindo as caminhadas e os movimentos”, afirma o terapeuta consultado pelo Correio.
A reportagem assinala que a expectativa média de vida do brasileiro chega, hoje, a 75 anos. Para prevenir problemas na velhice, destaca a importância da prática de atividades físicas ao longo da vida e reforça que a capacidade de um idoso evoluir no treinamento físico “é a mesma de uma pessoa jovem”.
A matéria do Correio ressalta ainda que, no caso dos idosos, porém, deve-se sempre fazer exames e avaliações para se identificar as atividades que se pode ou não fazer, principalmente em razão de limitações recorrentes em pessoas mais velhas, como problemas de coluna e de articulação.
Leia a íntegra do texto: https://goo.gl/LaeQcB
ASCOM AFABB-DF