A agência de classificação de risco Fitch Ratings avalia que o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal deverão passar por aportes de capital até 2018, caso não vendam ativos ou não haja mudanças nas regras de exigência de capital do sistema financeiro. A informação foi publicada pelo jornal Valor Econômico, esta quinta-feira (29/09).
O motivo, segundo a agência, é que os índices de capitalização dos bancos controlados pelo governo federal deverão cair até atingir o nível mínimo exigido pelo Banco Central, entre o fim do ano que vem e o começo de 2018.
De acordo com a reportagem, as instituições públicas já vêm reduzindo o ritmo de crescimento da carteira de crédito. A expansão, que atingiu 24% ao ano, recuou para 6,9%, pelas contas de analistas da Fitch.
A agência destaca que, entre as alternativas para os bancos públicos equacionarem problemas de capital sem precisar de dinheiro novo, está a venda de ativos, como a participação do BB no Banco da Patagonia, da Argentina, e no Banco Votorantim.
Leia a íntegra da matéria do Valor: http://bit.ly/2cEVMYZ
ASCOM AFABB-DF