O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou medida que autoriza instituições financeiras a abrir e encerrar contas correntes por meio eletrônico, noticiou esta terça-feira (26/04) o jornal Valor Econômico.
A norma representa uma iniciativa do “Otimiza BC”, aponta a chefe do Departamento de regulação do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), Silvia Marques, ouvida pela publicação. O programa visa reduzir custos de observância, afirma a matéria
Em março, o CMN havia aprovado outra medida na mesma linha, que previa a digitalização de documentos. Segundo a reportagem, a regulamentação estabelece dispositivos para garantir a autenticidade de documentos e procedimentos relacionados à segurança da operação, como prevenção à lavagem de dinheiro.
Até a mudança, a abertura de contas plenas necessitava de contato presencial em algum momento. A adoção da medida não é obrigatória. Mas ela tende a facilitar, de acordo com o BC, a atuação de instituições financeiras que baseiam seu negócio em plataformas digitais, plataforma emergente no Brasil.
Leia a matéria completa do Valor: http://bit.ly/240evYf
ASCOM AFABB-DF