O presidente da AFABB-DF, Arnaldo Fernandes, participou, na terça-feira da semana passada (03/11), de seminário sobre mobilidade urbana promovido pelo jornal Correio Braziliense.
Realizado em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária e com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Seminário URBANIDADE por uma Mobilidade Segura reuniu cerca de cem pessoas no auditório do Correio, segundo a publicação. O objetivo era discutir soluções para a redução de acidentes de trânsito no país.
“A fiscalização é necessária e tem que contar com o comprometimento político dos governantes”, destaca Fernandes, ao falar dos resultados do evento no qual se defendeu também a criação de um Juizado Especial de Trânsito. “É importante mostrar a cidadãos, motoristas e pedestres o fator ‘percepção de risco’ ao se dividir as ruas com outras pessoas”.
O presidente da AFABB-DF assinala que a inspeção veicular, hoje feita somente em São Paulo, é fundamental para salvar vidas. Além de caminhões e ônibus, deve incluir veículos leves e motocicletas. “Outra constatação, que não traz qualquer surpresa, é que a infraestrutura das estradas é péssima. Segundo o DNIT, faltam engenheiros especializados em segurança viária”, diz Fernandes.
Participaram do evento o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier, e o coordenador da Operação Lei Seca, coronel Marco Andrade, além de deputados e representantes da Polícia Rodoviária Federal e Detran, entre outros órgãos.
A programação foi dividida em cinco painéis: Fiscalização, Infraestrutura, Segurança Veicular, Saúde e Educação. Durante o dia, apresentou-se vídeos sobre segurança no trânsito e as discussões contaram com interação entre palestrantes e ouvintes. A ideia era diagnosticar a situação atual do país e identificar as boas práticas e os pontos em que se pode avançar para ampliar a segurança viária.
“Discutir o tema, antes de mais nada, é a oportunidade que temos de levar a informação para todos os cantos do Brasil”, pontua Kassab. “Hoje, o cidadão precisa de campanhas educativas e exemplos. Os resultados desse encontro podem surtir efeito para construirmos um trânsito mais seguro”.
ASCOM AFABB-DF, com informações do Correio Braziliense