Exibição do documentário “Betinho - A Esperança Equilibrista”, na terça-feira, 03/11, em sessão especial no Cine Brasília para cerca de 200 convidados dos patrocinadores, marcou a passagem dos 80 anos do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
O filme retrata a trajetória política de Betinho como ativista dos direitos humanos. Sua militância política, o exílio e o retorno ao Brasil depois de 8 anos, beneficiado pela anistia. É na época do exílio que lhe foi prestada homenagem na música “O Bebado e a Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, imortalizada na voz de Elis Regina.
O documentário aborda também as campanhas de Betinho contra a AIDS, a fundação da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, além da criação do IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sóciais e Econômicas), entidade voltada para pesquisas de ações governamentais.
O filho de Betinho, Daniel de Souza, e o diretor Victor Lopes, falaram do significado e da importância do documentário para reverenciar os 80 anos do nascimento do homenageado, completados nesse 3 de novembro, tendo Victor lembrado que “a democracia brasileira também passa pela esperança equilibrista”.
O filme contou com o patrocínio da ANABB, BBDTVM, Petrobrás, Globo Filmes, Globo News e o apoio cultural do Instituto VIVA CIDADANIA. Produção da Documenta Filmes, produção executiva de Angela Zoé e direção de Victor Lopes.
A diretoria da AFABB-DF, convidada da ANABB a quem agradece a deferência, prestigiou o evento (na foto com Daniel de Souza e Victor Lopes). O documentário está sendo exibido no circuito comercial desde o dia 29 de outubro.
Em entrevista ao programa “Estúdio i”, da Globo News, no dia 3/11, o diretor Victor Lopes falou do documentário. Confira a entrevista.