O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) desenvolveu um questionário para analisar as condições de vida de pessoas a partir de 60 anos, aponta reportagem do Correio Braziliense publicada esta quarta-feira (28/10).
O chamado Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20 (IVCF-20) foi criado pelo Núcleo de Geriatria e Gerontologia do hospital. O questionário, simples e rápido, pode ser acessado de casa, via internet, por meio do endereço www.ivcf-20.com.br.
A ferramenta reúne perguntas sobre situações comuns do dia a dia, que podem ser respondidas pelo próprio idoso ou por um familiar. Objetivo, segundo a reportagem, é criar uma avaliação que dê autonomia ao paciente na identificação dos problemas e se está na hora de procurar um geriatra.
O questionário reúne 20 perguntas e aborda temas como autopercepção da saúde, capacidade para fazer atividades cotidianas (como tomar banho, realizar tarefas domésticas, administrar o próprio dinheiro), humor, memória, visão, audição, capacidade aeróbica e muscular, entre outros pontos.
As respostas são pontuadas em uma escala de 0 a 40. Quanto maior a pontuação, maior o grau de risco do idoso. De 0 a 6, o idoso é considerado robusto e não precisa de geriatra. De 7 a 14, tem vulnerabilidade moderada e pode procurar geriatra, mas sem pressa. A partir de 15 pontos, a vulnerabilidade é grande e é indicada a busca do especialista.
Acesse aqui a reportagem completa: http://bit.ly/1LZWmM7
ASCOM AFABB-DF