Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), a líder política Dolores Ibárruri Gómez (1895-1989), conhecida como La Pasionaria, em manifesto aos cidadãos espanhois,
concita-os a resistirem aos facistas do Generalíssimo Franco no assédio à cidade de Madri. Ficou então imortalizado um dos chamamentos de La Pasionaria naquele apelo: “¡Los fascistas no pasarán! ¡No pasarán!”
Com inspiração no fato histórico, o colega José Bernardo de Medeiros Neto, presidente da AFABB-RS e conselheiro suplente, eleito, da Previ, retomou aquele imortalizado grito em protesto contra o assédio do Banco na mesa de negociações, e sua patente omissão na gestão da nossa Caixa de Assistência: “¡No Pasarán!” (Não Passarão!).
É, acima de tudo, um grito de repúdio à intenção do Banco, o patrocinador, de transferir o risco atuarial com a saúde de ativos, aposentados e pensionistas, que é de sua responsabilidade, para o Plano de Associados da nossa Cassi.
Leia com atenção e discuta com seus colegas. Esse delicado momento não comporta omissão!
-----------------------------------------------------------------------
“¡No Pasarán!” (Não Passarão!)
“E Não Passarão!
As maquiavélicas intenções do Banco em transferir para a CASSI um risco que hoje é dele, Banco!
E Não Passarão!
Os engodos de que é possível, ao mesmo tempo divulgar Fato Relevante ao mercado, atestando que encerrou seu compromisso com aposentados e pensionistas e, ao mesmo tempo, escrever no Estatuto [da Cassi] que mantém sua responsabilidade com a assistência à saúde dos atuais e futuros aposentados e pensionistas.
E Não Passarão!
A coerção e o rolo compressor que o Banco do Brasil, por seus prepostos, atropela as negociações sujeitando a sobrevivência da CASSI à sua declarada chantagem de nos empurrar a transferência do BB para a CASSI do risco atuarial pós-laboral que hoje é dele.
E Não Passarão!
As tentativas de atribuir somente aos eleitos a gestão caótica da CASSI nos últimos vinte anos e, continuando a chantagem, dizer que SOMENTE aceita fazer aportes e inclusive participar de rateios de déficits operacionais da CASSI mediante aceitação da transferência de risco atuarial pós-laboral para o Plano de Associados da Cassi.
“¡No Pasarán!” (NÃO PASSARÃO!).
É este o grito de guerra, de repúdio que todos deveremos fazer ecoar pelas redes sociais, pelos nossos contatos de e-mail, de WhatsApp, pelas agências, pelas ruas, pelas nossas praças! NÃO PASSARÃO! ”
----------------------------------------------------------------
Ascom AFABB-DF