O Tesouro Nacional concluiu, na sexta-feira (24/07), a operação de venda de papéis do Banco do Brasil na carteira de Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização (FFIE), braço financeiro do Fundo Soberano do Brasil.
Reportagem veiculada pelo jornal Valor Econômico aponta que, entre 29 de junho e 15 de julho, foram vendidas 5.625.400 ações ordinárias do banco. O preço médio foi de R$ 23,84, rendendo cerca de R$ 134 milhões.
O recursos foram inteiramente alocados na Carteira Efetiva Doméstica. Segundo o Tesouro, tratou-se de operação de readequação técnica da carteira do FFIE, que também envolve aplicação em títulos de renda fixa.
O Valor assinala que, em meados de Julho, os papéis do BB sofreram desvalorização após a descoberta de que o governo estava vendendo gradualmente as ações do banco em posse do FFIE.
A revelação obrigou a equipe econômica a admitir a operação para se desfazer dos papéis. Na ocasião, o Tesouro classificou a estratégia como “medida prudencial em um contexto de política de consolidação fiscal do Setor Público”.
Acesse aqui a íntegra da matéria: http://bit.ly/1LOZKh5
ASCOM AFABB-DF