A queda acentuada nos preços do minério de ferro surpreendeu não só o mercado, mas também a própria Vale, informou o jornal Valor Econômico, em reportagem publicada na última quinta-feira (16/04).
“A deterioração (recente) dos preços das commodities é um momento secular, após dez ou 15 anos de preços vantajosos”, afirmou Luciano Siani, diretor executivo de finanças e relações com investidores da Vale.
Siani fez apresentação para participantes da Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, que é o maior acionista individual da mineradora. O executivo explicou que, nos últimos 15 anos, a demanda da China pelo minério de ferro tem sustentado os preços da commodity.
Mas assinalou que, desde 2008, o crescimento do país asiático tem se desacelerado, assim como a demanda por commodities. Por outro lado, afirmou Siani, a Vale entrou em fase de aumento de produção, após alguns de produção estável, o que ajudaria a “compensar a queda dos preços” das commodities.
Segundo a reportagem, o executivo afirmou que, como não é possível saber se haverá recuperação dos preços do minério de ferro, a companhia tem que estar preparada para uma “jornada mais dolorida”.
Confira a íntegra da reportagem: http://bit.ly/1Fc4aL0
ASCOM AFABB-DF