Palavra do Presidente

Tamanho da Letra:

Olá, pessoal.

      É nas sociedades civis que o cidadão encontra o melhor apoio para defender seus direitos e vencer obstáculos. O poder coletivo dos indivíduos é o que leva a vontade humana a alcançar o cumprimento e o aperfeiçoamento das leis e regulamentos instituídos para a convivência respeitosa e pacífica.

 

      As nossas Associações de Funcionários Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (AFABBs) são sociedades civis que operam, em sua absoluta maioria,  com trabalho voluntário em defesa dos direitos dos seus associados. É que neste país, aposentados e pensionistas, e principalmente os idosos, são tratados pelas autoridades governamentais como um estorvo para a nação. Nossa contribuição laboral despendida ao longo dos anos já não conta mais.

      Agora mesmo, em 2015, sérias ameaças pairam sobre a nossa Cassi em face do desequilíbrio financeiro do Plano de Associados, que acumula déficits desde 2012. Esses déficits já comprometem parte das reservas técnicas. E o Banco, conquanto patrocinador do plano, se nega a socorrer a Cassi. Especula-se até mesmo sobre a retirada do Banco da condição de patrocinador.

     Esses descompassos nas finanças da Cassi vêm ocorrendo, impunes, diante das sucessivas gestões daquela entidade (diretores eleitos e representantes do Banco do Brasil), desde 1996.

      Como ficarão os colegas aposentados e pensionistas?  Por que o patrocinador ameaça descumprir contratos firmados com seus milhares de funcionários ao tomarem posse?  NÃO HÁ RESPOSTAS.

      No debate de propostas saneadoras para a Cassi, as AFABBs ficam à margem. O Banco não reconhece nem as vinte e sete associações de aposentados, nem a federação que as representa. Essa situação nos deixa à mercê das entidades sindicais que têm pouca identificação com os nossos anseios, com nossas demandas. 

     Por isso que a união dos aposentados por meio das suas associações é de suma importância para fortalecer a luta pelos nossos direitos, diuturnamente usurpados pelos áulicos de plantão.

     Ao longo dos anos e com sacrifícios construímos um colchão financeiro na CASSI a ser utilizado nos estágios mais avançados da idade. Essa reserva vem sendo dilapidada pelas várias administrações da Cassi, em obediência aos interesses do BB. Os colegas da ativa precisam se conscientizar de que o seu futuro na Cassi está em jogo. “EU SOU VOCÊ AMANHÔ.

Cordial abraço,

Arnaldo Fernandes de Menezes - Presidente

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900