O fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, conhecido como Petros, propôs acordo de reajuste de benefícios já concedidos para participantes do plano de benefício definido (BD), o maior da estatal. O impacto atuarial da proposta deve chegar a R$ 2,41 bilhões. A informação foi publicada na quarta-feira (14/01) pelo jornal Valor Econômico.
Segundo a publicação, o acordo prevê reajuste entre 11,5% e 12,5% retroativo a setembro de 2013 para aposentados deste plano. Serão beneficiados participantes que optaram por manter o reajuste de seus benefícios atrelados ao dos funcionários da ativa, mas cujos reajustes não vinham sendo repassados pela fundação.
Ações na Justiça questionam, desde 2004, a falta de repasse dos valores. O acordo proposto pela Petros é inferior ao montante questionado na Justiça, mas a expectativa é de ampla adesão, dada a morosidade do Judiciário.
De acordo com o Valor, o impacto final da operação sobre o plano só deve ser conhecido em abril, após o fim do prazo de adesão, pois depende do número de participantes que vão aderir ao acordo.
Leia a reportagem completa: http://bit.ly/1y6XIBc
ASCOM AFABB-DF