Congresso Abrapp: fundos de pensão como agentes de desenvolvimento

Tamanho da Letra:

Evento, que acontece de 12 a 14 de novembro em São Paulo, estimula debate e fortalece sistema de previdência complementar... Evento, que acontece de 12 a 14 de novembro em São Paulo, estimula debate e fortalece sistema de previdência complementar. A 35ª edição do Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão teve início na última quarta-feira, 12/11. O evento, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), é o maior da América Latina e reúne até a próxima sexta-feira, 14/11, cerca de quatro mil pessoas no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Com uma série de painéis e palestras, o Congresso incentiva o intercâmbio de experiências e debates. Este ano o encontro coloca

em pauta a previdência complementar como agente de geração de valores sociais e econômicos. Entre os temas abordados nos painéis estão educação previdenciária, autorregulação da governança dos fundos de pensão e desafios da gestão de planos previdenciários.  Um dos destaques do primeiro dia do Congresso foi a entrega do 2º Prêmio Abrapp de Jornalismo, dividido em duas categorias: jornal e revista. As premiações foram entregues por Dan Conrado, presidente da PREVI e do Conselho Deliberativo da Abrapp. Os vencedores em 2014 foram os repórteres Sérgio Tauhata, do jornal Valor Econômico, com a matéria "Fundos de pensão superam ganhos de PGBLs e VGBLs", e Alexandre Sammogini, da revista Investidor Institucional, com a matéria "Na trilha da Anbima". O presidente da PREVI falou sobre a importância do premiação: "O prêmio Abrapp de Jornalismo estimula a educação previdenciária. Ele incentiva que os jornalistas escrevam sobre temas relevantes para a sociedade, como seguridade e previdência complementar. Permite que o público em geral conheça a razão da existência de um fundo de pensão, que é pagar benefícios aos seus associados. Ser um investidor institucional é só o meio pelo qual a entidade realiza a sua missão. Ao valorizar a educação previdenciária, a premiação fortalece as entidades de previdência e proporciona que mais pessoas possam planejar os seus futuros", explicou Dan Conrado. Na abertura do 35º Congresso foi lançada a Universidade Corporativa da Previdência Complementar, a Uniabrapp. Luiz Paulo Brasizza, diretor executivo da Abrapp e presidente da universidade, citou uma reflexão de Nelson Mandela para falar sobre a relevância da instituição: "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" e complementou: "Queremos que a Uniabrapp faça a diferença, formando, qualificando e dando apoio à pesquisa. Esperamos também que a universidade corporativa tenha efeitos além do sistema de previdência complementar."  O 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão é realizado pela Abrapp em parceria com o Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) e o Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).     

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900