A poucos dias do início da Copa do Mundo, o governo local faz os últimos ajustes para receber os turistas. Ações de revitalização e limpeza em monumentos e áreas onde haverá concentração de torcedores estão em andamento e prometem deixar a cidade pronta para sediar os sete jogos do mundial de futebol.
A poucos dias do início da Copa do Mundo, o governo local faz os últimos ajustes para receber os turistas. Ações de revitalização e limpeza em monumentos e áreas onde haverá concentração de torcedores estão em andamento e prometem deixar a cidade pronta para sediar os sete jogos do mundial de futebol.
A Copa do Mundo, que começará em 12 de junho, prevê atividades em três pontos principais do DF: a área central de Brasília, com partidas no Estádio Nacional Mané Garrincha; Taguatinga, onde será realizada a festa da Copa, a Fan Fest; e o Gama, que sediará o treino de diversas seleções no Estádio Bezerrão.
Na área central de Brasília, estão sendo lavados e revitalizados a Ponte JK, o Museu da República e a Catedral, entre outros monumentos. O Parque da Cidade recebeu melhorias, como nova iluminação, câmeras de segurança e reforma dos alambrados.
Também no Plano Piloto, está em conclusão a primeira etapa do programa "Asfalto Novo", com a recuperação das principais vias, além de ações de pintura de vias, pavimentos, faixa de pedestres e recuperação de sinalizações de trânsito.
As três regiões envolvidas com a Copa ? Plano Piloto, Gama e Taguatinga ? também receberam o "Cidade Limpa", da Coordenadoria das Cidades da Casa Civil, com mutirões especiais de limpeza. Entre as ações estão poda de árvores, roçagem de área verde, retirada de entulhos, varrição, manutenção de iluminação pública, pintura de meios-fios, sinalização vertical e horizontal, tapa-buracos e limpeza de bocas de lobo.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, a organização e o envolvimento das diversas áreas de governo garantirão o sucesso da Copa do Mundo no DF. "Estamos preparados para receber o evento, pois planejamos e realizamos um trabalho envolvendo as diversas áreas de governo de forma a garantir as atividades esportivas, sem deixar de nos preocupar com o funcionamento da cidade."
Veja as principais ações dos preparativos:
Plano Piloto:
- Operação Cidade Limpa
Pintura e lavagem de espaços e monumentos: Museu da República, Catedral, Teatro Nacional, Memorial JK, Biblioteca Nacional e entradas do Parque da Cidade
- Conclusão de 1ª etapa do Asfalto Novo e realização de tapa-buraco nos estacionamentos do Parque da Cidade
- Pintura de vias/pavimentos, lavagem e pintura de faixas de pedestre e recuperação de sinalizações de trânsito
- Pintura de meios-fios e varrição das ruas
- Retirada de lixo e entulhos
- Implantação de lixeiras
- Poda de árvores, roçagem da grama e jardinagem em praças e canteiros
- Reforços de iluminação na área central - Eixo Monumental e Estacionamentos do Parque da Cidade
Taguatinga:
- Operação especial* no Taguaparque e nas avenidas principais
Gama:
- Operação especial* nas áreas próximas ao Estádio Bezerrão e na zona central
- Poda de árvores, roçagem, retirada de entulhos e varrição, serviços de manutenção na iluminação pública, pintura de meios-fios, sinalização vertical e horizontal, tapa-buracos e limpeza das bocas de lobo.
Fonte: Agência Brasília