IBGE: Vendas no varejo restrito sobem 0,2% em fevereiro

Tamanho da Letra:

O volume de vendas no varejo restrito cresceu 0,2% em fevereiro na comparação com janeiro, já descontados os efeitos sazonais, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). É o segundo mês consecutivo de aumento nas vendas.

O volume de vendas no varejo restrito cresceu 0,2% em fevereiro na comparação com janeiro, já descontados os efeitos sazonais, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). É o segundo mês consecutivo de aumento nas vendas.

O varejo restrito exclui as vendas de veículos, motos, peças e material de construção.

O resultado ficou acima da média estimada pelo Valor Data, de alta de 0,1%, apurada junto a 16 consultorias e instituições financeiras. O intervalo das projeções foi de queda de 2,6% a aumento de 0,9%.

Em janeiro, as vendas do varejo restrito cresceram 0,4% ante dezembro, já considerando o ajuste sazonal.

Na comparação com fevereiro de 2013, o varejo restrito subiu 8,5%. A média estimada pelos analistas era de aumento de 7,7%, com intervalo de alta entre 4,1% e 10%.

No primeiro bimestre, o varejo restrito cresceu 7,4%, ao passo que em 12 meses até fevereiro o setor cresceu 5%. 

A receita nominal do varejo restrito aumentou 0,2% em fevereiro, depois da alta de 1% em janeiro frente a dezembro, já descontados os efeitos sazonais. O dado foi revisado de uma alta de 0,9%.

Na comparação com fevereiro de 2013, a receita nominal do varejo restrito subiu 13,9%. Nos dois primeiros meses do ano, a receita do varejo restrito subiu 13,3%, enquanto em 12 meses até fevereiro, a receita teve alta de 12,3%.

Varejo ampliado

No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas caiu 1,6% em fevereiro na comparação com janeiro, já descontados os efeitos sazonais.

A média das estimativas do Valor Data era de queda de 1,5% nas vendas do varejo ampliado.

O dado de janeiro frente a dezembro foi revisado de alta de 2,1% para avanço de 2,8%.

Na comparação com fevereiro de 2013, o volume de vendas do varejo ampliado subiu 8,4%. No primeiro bimestre, o varejo ampliado subiu 6,5% e, no acumulado em 12 meses até fevereiro, o varejo ampliado subiu 3,9%.

A receita nominal do varejo ampliado caiu 0,8% em fevereiro, após alta de 2% em janeiro, dado revisado de alta de 1,7%. Em relação a fevereiro de 2013, a receita teve alta de 13,3%. A receita do varejo ampliado cresceu 11,5% nos dois primeiros meses do ano, e 9,4% em 12 meses encerrados em fevereiro.

Veículos

As vendas de veículos, motos, partes e peças caíram 7,6% em fevereiro, na comparação com janeiro, informou o IBGE. Mas no confronto com o mesmo período do ano passado houve aumento de 6%.

No acumulado do ano, foi registrada uma alta de 3,7% nas vendas desse segmento e, em 12 meses, aumento de 1,2%.

De acordo com o IBGE, o resultado positivo na comparação com fevereiro do ano passado pode refletir as iniciativas de compra dos estoques remanescentes com IPI reduzido.

 Fonte: Valor econômico

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900