Brasília, conhecida como cidade parque, vai ganhar...
Brasília, conhecida como cidade parque, vai ganhar novas árvores nativas do Cerrado a partir de outubro. Ao todo serão 214 mil mudas de árvores plantadas no Parque Jardim Botânico. A proposta faz parte de uma compensação florestal que surgiu a partir de um convênio entre o parque e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
O diretor executivo do parque, Jeanitto Gentilini, explica que o TJDFT está em fase de construção de um prédio no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Por causa da supressão da vegetação ativa em área urbana houve um acordo em plantar novas mudas de árvore. Todas elas devem estar no Jardim Botânico em até cinco anos. “O TJ está disponibilizando o recurso e nós entramos com a parte da operacionalização e produção das mudas. Haverá maior diversidade de espécies”, destaca.
Haverá o plantio de 30 novas mudas de plantas ou três árvores por cada uma derrubada por motivo de construção em terreno na área de cerrado. Entre as novas árvores estão o ipê, a quaresmeira, a imbaubeira, além do mogno, da aroeira e da copaíba.
Fundação
O Jardim Botânico de Brasília foi fundado no dia 8 de março de 1985 e é o primeiro parque com ecossistema predominante de Cerrado. Possui uma área de aproximadamente cinco mil hectares, dos quais 526 hectares são abertos à visitação, com plantas nativas e exóticas.
Fonte: Jornal de Brasília