Em meia página, apresento comentários atualizados sobre os temas:
Em meia página, apresento comentários atualizados sobre os temas:
Novembrada
Em 25 de novembro participei de manifestação pacífica e oportuna na PREVI, organizada pela ANAPLAB. Uma comissão entregou documentos com reivindicações à Diretoria da PREVI, que prometeu responder em 10 dias.
Teto de Benefícios
A PREVIC concedeu novo prazo (2/12) para implantação. A PREVI e o Banco continuam desafiando a Lei. O Diretor Marcel entende que a PREVIC não determinou o cumprimento do Teto. Diz que mandou o Banco alterar o salário de participação.
Entendo que alterar salário de participação significa implantar o Teto aprovado em 2008. O Diretor defende que o Teto seja o salário de Diretores. Ora, Diretores não recebem salário. Desde 2008, como estatutários, rompem os contratos de trabalho e recebem honorários, inflados com incorporações de Licença Prêmio, férias etc. não previstos no Estatuto. Atualmente já são 137 dirigentes do Banco, PREVI e subsidiárias privilegiados. A PREVIC determinou devolver benefícios pagos irregularmente.
BET
Apesar de ameaças da PREVI, continuo acreditando que será pago até 2014. Vai depender da rentabilidade. A acumulada até outubro é de 7,52%. Em setembro foi de 1,75% e outubro foi de 1,6%. Havendo uma rentabilidade de 3% nos dois meses restantes é possível, no meu entendimento, a continuidade do BET em 2014. A bolsa tem andado de banda. Geralmente tem melhorias no segundo semestre, especialmente em dezembro.
É determinante a rentabilidade em renda variável, onde estão aplicados cerca de 60% do nosso capital. Da aplicação em renda variável cerca de 45% estão na Vale e em empresas energéticas, cuja avaliação é pelo valor econômico. São percepções minhas. Pode não acontecer.
PDS 275/2012 [projeto de autoria do senador Paulo Bauer]
Objetiva cancelar artigos abusivos da Resolução 26/2008 que permitiu a PREVI repassar R$ 7,5 bilhões de reservas para o Banco em 2010. Não fosse a maldita resolução que extrapolou a Lei 109/2001, hoje, não existiria tanta angústia. Teríamos benefícios melhores.
Continuo colhendo assinaturas no Abaixo Assinado para entrega no Senado, em Audiência Pública, em data a ser marcada. Dia 21/11 participei de Audiência Pública no Senado em que os Fundos de Pensão, em especial a PREVI foram questionados. Posteriormente postarei um vídeo com o resumo. É importante nossa movimentação junto aos Senadores. Se nós não fizermos alguma coisa, quem fará por nós?
Participe, divulgue. Lutando é difícil. Sem lutas é impossível.
Para participar do abaixo assinado escrito, imprima o modelo clicando no link: ABAIXO ASSINADO PDS 275/2012.
Para participar pela internet clique no link:
http://www.avaaz.org/po/petition/APROVACAO_DO_PDS_2752012_EM_DEFESA_DOS_FUNDOS_DE_PENSAO/?launch.
-----------------------------------------------------------------------
(*) Antonio J. CARVALHO, aposentado do BB, Conselheiro Fiscal da ANABB 2008/2011, Administrador (especialização em Finanças e Governança Corporativa), Conselheiro de Administração e Fiscal Certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Certificado pelo ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social.