Mais que um prazer, dormir bem é uma necessidade real

Tamanho da Letra:

Acordar preparado para encarar as atividades do dia com disposição e bom humor é tarefa para poucos. E a dificuldade pode ser nada mais que o reflexo de uma noite maldormida, tendo em vista que todo o desempenho de uma pessoa està relacionado à imprescindível função restauradora do sono.

Acordar preparado para encarar as atividades do dia com disposição e bom humor é tarefa para poucos. E a dificuldade pode ser nada mais que o reflexo de uma noite maldormida, tendo em vista que todo o desempenho de uma pessoa està relacionado à imprescindível função restauradora do sono.

Um dia produtivo exige que o repouso seja na medida certa, garante o especialista em sono Raimundo Nonato Rodrigues. Para ele, o dia deve ser dividido em três fases: trabalho, diversão e sono, com oito horas para cada atividade. "É impossível determinar o tempo exato necessário para o organismo acordar recuperado. Dormir oito horas por dia é apenas uma estimativa, pois a real necessidade do corpo é pessoal. O sono está diretamente ligado à genética, sendo impossível definir para todo mundo quanto tempo é ideal dormir. Cada pessoa precisa de uma quantidade de sono diferente", informa.

Diante disso, a melhor maneira de identificar quanto tempo é necessário dormir para desfrutar de todos os benefícios que o descanso oferece é conhecer a própria rotina e o quanto os hábitos exigem do corpo. "Não existe um exame específico que determina para cada pessoa o quanto ela precisa repousar. Os médicos fazem um estudo do cotidiano do paciente, com questionários e testes. Por isso, a forma mais prática de saber se o sono está sendo suficiente é acordar e fazer a seguinte reflexão: como estou me sentindo? Sinto-me descansado, pronto para trabalhar e exercer minhas funções?", declara Nonato. De acordo com ele, se a resposta para essas perguntas for sempre negativa é hora de procurar um especialista e investigar as causas do problema.

 Segundo Nonato, um sono prejudicado é capaz de agravar ou até mesmo gerar doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e depressão. Além disso, uma noite maldormida pode piorar qualquer doença, alerta. "O corpo precisa descansar e se recuperar do desgaste. As pessoas precisam entender a importância de uma noite bem dormida, tudo está relacionado ao sono", acrescenta.

Decisões são afetadas

Os benefícios do repouso são inúmeros, e o principal é o efeito sobre a memória, a concentração e as decisões. "Quantas vezes um pessoa não consegue resolver um problema e no dia seguinte a solução parece tão óbvia? O cansaço compromete a funcionalidade diurna e as relações pessoais. As células precisam parar de trabalhar e quando isso não acontece até o humor é afetado", completa Raimundo Nonato Rodrigues.

 O arquiteto de sistemas Luiz Diogo de Oliveira, 29 anos, sofre com insônia há cinco anos. "Sempre acordo de péssimo humor e demoro para conseguir levantar, além de passar o dia com sono. Durmo por volta das 3h ou 4h, o que atrapalha meu trabalho e a minha vida pessoal. Tive de me acostumar a isso e chego a tomar remédio para descansar", conta.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

 

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900