Cuidados ajudam a evitar fraudes, principalmente em compras pela internet
Um primo da estudante paulista Marina Machado sonhava em comprar uma camisa de um time de futebol japonês. Apaixonado pela cultura do país oriental, ele não conseguia localizar o produto no Brasil. Encontrou à venda, porém, em um site de vendas do Reino Unido. O problema, agora, era outro: ele não tinha cartão de crédito. Marina, ao saber da história, não hesitou: emprestou o cartão dela para o primo realizar a compra. Ela seria reembolsada quando chegasse a fatura. No mês seguinte, a surpresa: havia pelo menos quatro compras realizadas no cartão sem que ela soubesse.
Cuidados ajudam a evitar fraudes, principalmente em compras pela internet
Um primo da estudante paulista Marina Machado sonhava em comprar uma camisa de um time de futebol japonês. Apaixonado pela cultura do país oriental, ele não conseguia localizar o produto no Brasil. Encontrou à venda, porém, em um site de vendas do Reino Unido. O problema, agora, era outro: ele não tinha cartão de crédito. Marina, ao saber da história, não hesitou: emprestou o cartão dela para o primo realizar a compra. Ela seria reembolsada quando chegasse a fatura. No mês seguinte, a surpresa: havia pelo menos quatro compras realizadas no cartão sem que ela soubesse.
“Até hoje não entendemos como isso aconteceu, mas acredito que o site em que meu primo fez a compra não era confiável e os dados foram repassados. Como eram produtos de baixo valor e eu costumo realizar compras de sites do exterior, a operadora do cartão não bloqueou. Por sorte, consegui o estorno e todas as compras foram canceladas”, conta.
Ferramentas seguras
O caso de Marina não é único. Embora as ferramentas de segurança para compras pela internet sejam eficientes, ainda há riscos. Oto Stoeterau, especialista em segurança da Norton, uma das principais empresas de defesa virtual do mundo, explica que os cartões são ferramentas práticas e seguras para compras – em lojas físicas ou virtuais – no país e no exterior, mas requerem cuidados.
“Com o crescimento do comércio virtual, há grande demanda de uso do cartão por parte dos usuários, o que infelizmente se torna uma oportunidade para criminosos”, pontua. Por isso, o especialista recomenda que as pessoas se certifiquem antes de realizar uma compra com cartão. A primeira dica é ter muita atenção e sempre “desconfiar” de sites desconhecidos. Uma boa pesquisa na internet pode ajudar a saber se aquela página é confiável ou não. É importante ler recomendações (ou críticas) de outros usuários. E quando o site é do Brasil, serviços de defesa do consumidor (como os Procons) podem oferecer informações valiosas.
Cuidado com e-mails
Também é fundamental ter atenção a ofertas recebidas via e-mail. Antes de clicar em links da mensagem, o ideal é fazer uma busca (em sites como o Google) pelo nome da loja. Outra recomendação é digitar o endereço da página da loja no navegador, em vez de clicar no link disponível via e-mail.
“O desenho de um cadeado na barra onde digitamos o endereço do site representa que aquela página é segura e confiável. Muitas vezes, o cadeado só aparece no último momento do processo de compra, quando já devemos digitar os dados do cartão. Se não tiver esse desenho, é melhor pesquisar mais e evitar a compra”, alerta.
Outra alternativa é solicitar um cartão de crédito exclusivo para compras via internet. No caso, esse cartão deve ter um limite baixo para transações. Com isso, em caso de roubo, extravio ou clonagem, a fraude será limitada pelo próprio valor permitido para compras.
Dicas
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) também tem dicas importantes para os usuários de cartões – seja em lojas físicas ou virtuais. O cartão não deve ser entregue a pessoas estranhas. O usuário deve, ainda, assinar no local indicado, para ter maior garantia em relação ao cartão. O ideal é memorizar a senha, mas caso a pessoa não consiga e precise registrar em papel, a anotação deve ser colocada em local diferente do cartão.
Se o cartão for roubado, perdido ou extraviado, a comunicação à central de atendimento do banco deve ser imediata, para que o cancelamento seja feito em tempo hábil. Por isso, é importante ter na agenda o telefone de contato com a instituição bancária. Em caso de assalto, a ocorrência deve ser registrada na delegacia mais próxima.
Há, ainda, casos de retenção dos cartões dentro dos aparelhos de caixa automático, e isso também requer comunicação imediata com o banco, pois pode ser uma fraude. O usuário deve pressionar as teclas “anula” ou “cancela”, e não deve digitar a senha de segurança. A ajuda de estranhos não deve ser aceita.
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Fonte: Previ