Planejamento para o novo ano

Tamanho da Letra:

Entre as muitas tradições da época de mudança de ano está a elaboração de listas – seja ela de metas, de projetos, de desejos, de pedidos. Que tal criar uma que pode lhe ajudar a ter melhor saúde financeira? A dica é simples: basta criar uma lista de gastos e custos para o ano novo.

Entre as muitas tradições da época de mudança de ano está a elaboração de listas – seja ela de metas, de projetos, de desejos, de pedidos. Que tal criar uma que pode lhe ajudar a ter melhor saúde financeira? A dica é simples: basta criar uma lista de gastos e custos para o ano novo.

 

A personal organizer Débora Campos, que atua em empresa certificada pela Associação dos Organizadores Profissionais dos Estados Unidos (NAPO, na sigla em inglês), afirma que essa lista deve ir longe: o planejamento de 2014 já deve contar com os gastos de 2015.

 

“O ideal é, em janeiro de 2014, a pessoa fazer um planejamento das contas que vai ter de pagar no final do ano e no começo de 2015. Entre eles estão o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e gastos com matrícula e material escolar, no caso de quem tem filhos. Esses valores devem ser somados e divididos por 12. O resultado da conta é o valor que deve ser guardado a cada mês em 2014. Assim, em 2015, esses gastos serão quitados à vista, sem dificuldades”, ensina.

 

Débora afirma, ainda, que os gastos que temos todos os meses (como as contas de energia elétrica ou fornecimento de água) também devem fazer parte da lista.  É possível fazer o controle com anotações em um caderno ou em uma planilha no computador, por exemplo. Mas é importante que tudo isso seja feito a partir do início do ano.

 

Entrando no clima

 

A consultora e palestrante financeira Daniela Salim (www.sobredinheirosaudavel.com), com experiência de 15 anos no mercado financeiro, lembra que essa época do ano é propícia para estabelecer novos planos. É preciso aproveitar o clima e se preparar.

 

“Não há dúvidas, o período entre dezembro e janeiro é esperado com ansiedade, e, convenhamos, é um período delicioso do ano, regado a tantas comemorações, expectativas, renovações e, claro, os pulinhos sobre as ondas no mar. Mas recebemos, na mesma proporção, ondas de boletos bancários”, alerta.

 

Planejamento

 

A consultora afirma que é possível planejar alguns gastos que sempre ocorrem nas mesmas épocas do ano. Além dos gastos de janeiro (com IPTU, IPVA e despesas com educação, por exemplo), as pessoas normalmente têm o hábito de tirar férias sempre no mesmo mês, o que também deve ser planejado.

 

“Claro que imprevistos acontecem e podemos não cumprir um planejamento anual à risca, mas a chance de estar mais perto do alívio do que começar um ano lotado de contas a pagar é muito maior para quem tem planejamento! Isso pode ir de um simples cálculo médio do valor que deve ser gasto todo mês de janeiro até um belo planejamento de investimento que fará o dinheiro render para pagar as contas anuais”, afirma. “Comece seu planejamento em janeiro, busque orientação. Com educação financeira e ponderação dos sentimentos de ansiedade e consumismo, seu início de ano será novinho e leve como uma folha”, conclui a consultora.

 

Fonte: Previ 

 

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900