Domésticas: relator sugere multa menor em demissão

Tamanho da Letra:

 

 

Proposta é que caia para 10%. A regra geral é pagamento de 40% sobre o FGTS

 

O senador Romero Jucá (PMDB- RR), relator da comissão mista encarregada de regulamentar dispositivos da Constituição e consolidar a legislação federal, sugeriu a redução para 10% da multa incidente sobre o saldo Fundo de Garantia do Tempo de Servi­ço (FGTS) no caso de demissão sem justa causa de traba­lhadores domésti­cos. A regra geral é de 40%.

 

A regulamenta­ção da Emenda Constitucional 72/2013, que amplia os direitos trabalhistas dos empregados do­mésticos, é uma das primeiras tarefas da comissão formada por senadores e deputados. Ju­cá espera apresentar uma pro­posta de normatização dos no­vos direitos, com outras redu­ções de encargos, até o fim de abril.

 

"No comércio e na indústria, por exemplo, há regras claras. Na relação doméstica, será mais difícil caracterizar o que é justa causa e o que não é. Além disso, 40% de multa comprometem o orçamento fami­liar", disse.

 

Segundo ele, uma empresa faz PREVI­são contábil, tem lu­cro e já pode se pre­parar para arcar com esta multa.

 

"A família não faz isso. Em geral, conta na ponta do lápis para não entrar no cheque especial no fim do mês. É algo extremamente pe­sado", argumentou Jucá."  Agência Senado

Fonte: Agência ANABB

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900