Aplicativos bancários oferecem de consultas a saldos até geolocalização

Tamanho da Letra:

Uso do celular para fazer transações bancárias é cada vez mais comum; acesso à internet por smartphones teve crescimento recorde no País no ano passado

Uso do celular para fazer transações bancárias é cada vez mais comum; acesso à internet por smartphones teve crescimento recorde no País no ano passado

 

Hugo Passarelli 

 

O uso da internet no computador ainda é o canal preferido pelos brasileiros para acessar o banco. Mas o avanço dos smartphones pode mudar essa lógica em pouco tempo. Nas principais instituições de varejo do País, o uso de aplicativos para transações do dia a dia está crescendo.

 

Espaço para crescer existe. Uma projeção da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) aponta que o uso do celular terá a mesma relevância do internet banking num prazo de até sete anos. Segundo a consultoria americana de tecnologia Com Score, o acesso à internet por smartphones e tablets teve crescimento recorde de 6% no País em 2012.

 

No Bradesco, o celular já representa 8,4% das transações, superando o atendimento via callcenter. As transações tiveram um salto: somaram 60 milhões em março, contra uma média de 1 milhão há dois anos. No dia 7 de março, o banco registrou seu recorde diário de transações: 2 milhões, entre consultas a saldos, pagamentos e transferências.

 

Na esteira desse movimento, o BANCO DO BRASIL anunciou recentemente uma atualização de seu aplicativo. Agora, o dispositivo possui geolocalização e pode avisar ao cliente, por exemplo, se há alguma loja parceira

 

no trajeto para o shopping. Ou ainda oferecer um empréstimo se o consumidor estiver em uma loja e perceber que atingiu o limite do cartão de crédito. O dispositivo também possui realidade aumentada e informa, por meio gráfico, a agência mais perto do cliente.

 

Crédito no celular. Outro produto que já ganha corpo nas operações por celular é a tomada de crédito. Em geral, são linhas pré-aprovadas. No Bradesco, o total contratado não chegava a R$ 3 milhões por mês há dois anos. Em março, atingiu R$ 12 milhões. "Nem fizemos propaganda sobre a possibilidade de tomar crédito pelo celular. O ticket médio hoje é de R$800",afirma Luca Cavalcanti, diretor de canais digitais do Bradesco.

 

No BANCO DO BRASIL, a conta inclui também os créditos tomados pela internet. Em 2012, foram 900 mil operações nos dois canais, que somaram R$ 3,8 bilhões. Um ano antes, o volume financeiro havia sido de R$ 2,9 bilhões. "Nós notamos que há uma mudança no perfil de utilização e que os clientes estão usando mais os aplicativos para celular", afirma Enio Mathias Ferreira, gerente executivo da diretoria de tecnologia.

 

No HSBC, a aposta é um pouco diferente. Com exceção dos clientes de iPhone, os usuários devem baixar pelo celular um programa que dá acesso aos serviços do banco. Em todos os casos, contudo, tratas e de uma espécie de rede fechada.

 

A vantagem, segundo Marcello Veronese, diretor de canais digitais do banco, é unificar o acesso aos diversos canais. "O celular passa a ser o principal elemento de autenticação do cliente. Com ele, você pode sacar nos caixas de autoatendimento sem cartão ou utilizar o internet banking", afirma. Para isso, o cliente e deve informar o CPF e uma senha dinâmica que é gerada pelo celular (apelidada de token).

 

Segundo ele, a solução, desenvolvida no Brasil desde 2008, tornou-se o padrão mundial adotado pelo HSBC. O projeto começou a ser implementado por aqui com 50 mil clientes em 2012, ainda de forma experimental. A expectativa agora é encerrar este ano com 250 mil usuários ativos, e 750 mil em 2014.

 

Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander foram procurados pela reportagem, mas não forneceram dados sobre o tamanho da operação via celular.

 

Onde encontrar. Bradesco e BANCO DO BRASIL possuem aplicativos para iPhone, Android, Windows Phone e Blackberry. HSBC não oferece a opção aos donos de Windows Phone. As atualizações costumam estar disponíveis antes para iPhone e Android.

Fonte: Agência ANABB

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900