Para não torturar a mente o artista plástico argentino Santiago Caruso até recorre à emblemática cerveja que faz a fama da cidade natal dele, Quilmes. Mas o artifício pouco se relaciona com inspirações e lados criativos da exposição Na obscuridade aberta que o traz de volta ao Brasil do qual conheceu apenas a chuva de Búzios”, há seis anos. A leitura de uma impudica história em quadrinhos, aos 15 anos, é uma das chaves para entender as 37 obras de Santiago que estão dispostas na Caixa Cultural.
Para não torturar a mente o artista plástico argentino Santiago Caruso até recorre à emblemática cerveja que faz a fama da cidade natal dele, Quilmes. Mas o artifício pouco se relaciona com inspirações e lados criativos da exposição Na obscuridade aberta que o traz de volta ao Brasil do qual conheceu apenas a chuva de Búzios”, há seis anos. A leitura de uma impudica história em quadrinhos, aos 15 anos, é uma das chaves para entender as 37 obras de Santiago que estão dispostas na Caixa Cultural.
Nas páginas daqueles quadrinhos, com desenhos de Mike Mignola (criador de Hellboy), em meados dos anos 1990, algo escapou — a parte da sutileza poética, me fugia, por causa da pouca idade” —, mas, diante da figura central de uma condessa dada a práticas sádicas, o impacto veio da “descrição de procedimentos de tortura, além dos exemplos de loucura e ambição.
Fonte: Correio Braziliense