É possível economizar na viagem de férias

Tamanho da Letra:

Jaime Siqueira é economista e, como ele mesmo gosta de dizer, “economizador”. Siqueira tem uma grande paixão na vida: viajar. Diz já ter perdido as contas de quantos países visitou. Conhece todos os estados brasileiros e esteve em todas as capitais estaduais pelo menos por duas vezes.

Jaime Siqueira é economista e, como ele mesmo gosta de dizer, “economizador”. Siqueira tem uma grande paixão na vida: viajar. Diz já ter perdido as contas de quantos países visitou. Conhece todos os estados brasileiros e esteve em todas as capitais estaduais pelo menos por duas vezes.

O economista explica que uma parte importante dos gastos com a viagem vem antes mesmo de sair de casa: as passagens. E quem vai viajar de avião deve seguir algumas dicas para garantir os melhores preços.

“Minha principal preocupação é sempre comprar as passagens aéreas com boa antecedência. Pelo menos três meses antes. Com isso, eu consigo economizar muito. Em alguns casos, passagens que eu comprei por R$ 100 são vendidas por até R$ 1.000 nos dias mais próximos da viagem. E é exatamente o mesmo produto: eu viajo no mesmo avião, na mesma poltrona que viajaria se tivesse deixado para mais tarde”, explica.

No mínimo três meses
A dica de Jaime vale para todos. Segundo Alípio Camanzano, CEO da Decolar.com, uma das principais empresas brasileiras de venda de passagens aéreas, o período mínimo de três meses de antecedência para a compra garante boas ofertas. Entretanto, quanto antes a compra for feita, melhor. Assim, quem sabe que vai viajar e já tem a data definida, deve se antecipar.

Segundo Camanzano, o percentual do valor da passagem em relação aos demais gastos da viagem varia muito, pois depende do destino e da época em que a viagem será feita, entre outros fatores. Entretanto, ela pode passar de 30% do valor de um pacote de turismo.

Outra dica é buscar promoções e políticas de milhagens. Um bom aliado pode ser o cartão de crédito. A ideia é entrar em contato com a administradora do cartão e verificar como a pontuação acumulada pode ser trocada. Em geral, as operadoras mantêm programas de relacionamento com as principais companhias aéreas.

Trocar ideias
Também é fundamental buscar informações junto a outros viajantes. Fóruns e comunidades na internet são boas pedidas. “Pesquisar informações na internet é sem dúvida uma forma de economizar. Além disso, é possível buscar informações dos locais, com opiniões e sugestões de outras pessoas, referente aos hotéis e aos destinos para onde queremos viajar”, afirma Camanzano.

Algumas épocas do ano são mais propícias para garantir economia na passagem e também nos outros momentos da viagem. “Viajar na baixa de temporada, que para a maioria dos destinos vai de abril a junho, e de agosto a outubro, é essencialmente mais em conta”, garante o CEO da Decolar.com.

Menos concorrência
Em geral, os preços dos serviços, restaurantes e dos programas também tendem a diminuir em época de menor procura. Além disso, a quantidade de turistas em um mesmo destino também é menor, o que pode fazer com que a viagem seja mais tranquila e agradável.

“Fuja das datas festivas e feriados prolongados, quando os preços costumam apresentar um aumento considerável. Assim, é muito provável conseguir preços mais baixos. Não é uma regra, mas as companhias aéreas costumam fazer promoções relâmpago para compras nos fins de semana. Mas, podem ser encontrados valores mais baratos de passagens saindo as terças e quintas-feiras, principalmente em baixa temporada”, conclui Camanzano.

Fonte: Previ 

 

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900