Pagamentos com cartões de crédito e débito, compras de passagens aéreas, gastos em lojas diversas, são algumas das várias formas de acumular pontos em programas de pontuação e fidelidade. Esses programas são uma tendência em todo o país, e conquistam milhões de clientes.
Pagamentos com cartões de crédito e débito, compras de passagens aéreas, gastos em lojas diversas, são algumas das várias formas de acumular pontos em programas de pontuação e fidelidade. Esses programas são uma tendência em todo o país, e conquistam milhões de clientes.
O consumidor atento pode conquistar muitas vantagens. É o que explica o consultor Otto Nogami, professor universitário e sócio do Valor Humano Instituto de Ensino e Pesquisa. Ele lembra que as fidelizações em cartões de crédito, por exemplo, oferecem uma gama de produtos e serviços que poderão ser trocados pelos pontos acumulados. Passagens aéreas, estadias em hotéis, locação de automóveis, restaurantes e várias outras mercadorias estão entre eles.
Nogami destaca, ainda, que há diferentes estratégias possíveis para usufruir dos bônus oferecidos pelos pontos. "Tudo vai depender das características de consumo da pessoa. A melhor estratégia seria a de ter um cartão de crédito que permita a acumulação de pontos em função do volume de gastos, e concentrar nele todas as despesas para poder maximizar o ganho de pontos", destaca. "Neste caso, deve-se atentar para um detalhe: o uso do cartão de crédito é de natureza estratégica, e assim sendo, a fatura sempre deve ser paga integralmente, nunca parcelar", complementa.
De olho para não perder a validade
Para poder realizar as trocas por produtos ou serviços é preciso ficar atento. Em geral, os programas têm prazos e as pontuações expiram depois de algum tempo. José Geraldo Tardin, presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), explica que é preciso ter atenção a detalhes importantes: "Qualquer pontuação lançada no cartão já foi devidamente paga pelo consumidor ao realizar o pagamento da fatura. Não existe nessa pontuação qualquer bonificação gratuita. Assim, com o valor já pago, a pontuação pertence ao consumidor e não pode ser cancelada em caso de cancelamento do cartão por inadimplência", alerta.
Parceria com o BB
Um dos programas mais utilizados no Brasil, atualmente, é o Dotz, que reúne várias empresas e entre os parceiros está o Banco do Brasil (BB). Os correntistas do Banco podem transferir os pontos do Programa Ponto Pra Você, do cartão Ourocard. Também é possível realizar conversão automática e pontuar em todas as compras realizadas no crédito ou débito com o Cartão Ourocard.
O programa está disponível em algumas das principais regiões do país, como grande Belo Horizonte, Brasília e região, Campinas e interior de São Paulo, Fortaleza e região, Recife, João Pessoa e nos estados de Santa Catarina e Paraná. Segundo o CEO da empresa, Roberto Chade, o programa se baseia em dois pilares. "Várias empresas participam de um mesmo programa de fidelidade e o cliente é beneficiado com uma única moeda. São locais em que o consumidor já faz suas compras e ainda ganha dotz (os pontos)", conta.
Mais PREVI
A coluna Saúde Financeira, publicada geralmente às segundas-feiras aqui no site, é uma iniciativa vinculada ao Programa de Educação Financeira e Previdenciária Mais PREVI. Todas as matérias sobre planejamento financeiro, finanças para a família e para os filhos, aposentadoria e benefícios do seu plano estão reunidas no espaço do Programa, aqui no site. O espaço também reúne além dos textos, áudios e vídeos sobre educação financeira e previdenciária e outros assuntos que podem te ajudar a se preparar para tomar decisões conscientes sobre seu futuro.
Fonte: Previ