Os smartphones chegaram para ficar. Em agosto deste ano, pela primeira vez na história, a venda dos aparelhos superou a comercialização de celulares comuns no Brasil: 54% do total de dispositivos vendidos no país foram de modelos com funções avançadas, segundo a consultoria IDC. Com isso, cresce também o mercado de aplicativos. Alguns deles podem, inclusive, ajudar a economizar na própria conta telefônica.
Os smartphones chegaram para ficar. Em agosto deste ano, pela primeira vez na história, a venda dos aparelhos superou a comercialização de celulares comuns no Brasil: 54% do total de dispositivos vendidos no país foram de modelos com funções avançadas, segundo a consultoria IDC. Com isso, cresce também o mercado de aplicativos. Alguns deles podem, inclusive, ajudar a economizar na própria conta telefônica.
O consultor Gilberto Sudré desenvolve trabalhos em redes de comunicação de dados e segurança da informação para empresas do Brasil e do exterior. Ele lembra que há vários aplicativos para realizar chamadas baratas ou até mesmo gratuitas, que estão disponíveis para a maioria dos smartphones.
O mais conhecido é o Skype. Criado há dez anos, em agosto de 2003, ele pertence, desde 2011, à Microsoft, gigante multinacional da área de tecnologia e informática. Entretanto, há mais alternativas, como o Hangout, o Gizmo e o Fring.
Conversão da voz em dados
Sudré explica que, de maneira geral, os aplicativos funcionam de forma semelhante, convertendo a voz em dados que são transportados até o aparelho da pessoa com quem estamos conversando, onde são novamente convertidos em sinais de áudio. Por isso, é preciso estar conectado à internet pelo smartphone para fazer as ligações.
Segundo o consultor, a economia pode ser grande caso, por exemplo, o pacote de serviços contratado junto à operadora ofereça franquia de dados para uso da internet. "Se for uma franquia grande compensa usar os aplicativos, pois o valor do uso dos dados é fixo se mantido dentro da franquia", explica. "Normalmente, é mais econômico ligar através da rede de dados para localidades muito distantes como DDD ou DDI", complementa.
Perfis diferentes
O analista de sistemas Fred Marvila, editor do blog de viagem e tecnologia Sundaycooks, explica que não há uma maneira automática de calcular se uma ligação é mais barata via plano de dados ou plano da operadora. Como há diferentes pacotes e perfis de usuários, essa conta varia. Entretanto, ele destaca dicas importantes. "Supondo um plano básico comum entre as operadoras com 500MB de Internet 3G, um pacote de ligação de 60 minutos para qualquer operadora e dez SMS por mês inclusos no pacote, podemos fazer a seguinte projeção: enquanto os 60 minutos não acabarem, é mais vantajoso ligar do celular, afinal você já pagou por esses minutos. Quando o limite estourar, é mais interessante falar pelo Skype, pois mesmo no caso de ligações entre celulares, o valor tende a ser metade do valor cobrado pelo minuto da operadora", afirma.
A maioria dos dispositivos tem, também, a tecnologia Wi-Fi para acesso à internet. Basta estar próximo a um ponto de emissão do sinal da rede e ter acesso à senha, quando for o caso. Quem usa internet sem fio em casa, por exemplo, pode estar sempre ligado à rede e realizar as ligações sem gastar o pacote de dados contratado e sem pagar por elas.
Mensagens
Além das ligações, alguns aplicativos permitem também a troca de mensagens a custos muito baixos ou até mesmo de graça. O principal destaque é o WhatsApp, aplicativo que custa US$ 0,99 (cerca de R$ 2,20) para dispositivos como o iPhone e é gratuito para aparelhos que usam a tecnologia Android. Há outros, como o ChatOn, Viber ou Voxer. Nesses casos, é preciso que a outra pessoa com quem vamos conversar também tenha o aplicativo instalado.
Mais PREVI
A coluna Saúde Financeira, publicada geralmente às segundas-feiras aqui no site, é uma iniciativa vinculada ao Programa de Educação Financeira e Previdenciária Mais PREVI. Todas as matérias sobre planejamento financeiro, finanças para a família e para os filhos, aposentadoria e benefícios do seu plano estão reunidas no espaço do Programa, aqui no site. O espaço também reúne além dos textos, áudios e vídeos sobre educação financeira e previdenciária e outros assuntos que podem te ajudar a se preparar para tomar decisões conscientes sobre seu futuro.